• Carregando...
A pimenta que arde para cada um
| Foto:
PUNJABI CHOLE

Punjabi chole (Grão de bico cozido ao molho de curry e especiarias indianas) do Swadisht – ideal para o nível “1” de pimenta.

BEEF CHILLI CURRY

Beef chilli curry com naan (Filé mignon fatiado e marinado com especiarias, ao molho picante de chilli e servido com pão indiano).

É impossível dissociar pimenta da comida indiana. É parte intrínseca na constituição de qualquer prato. E com quantidades consideráveis, levando-se em conta os nossos parâmetros para a utilização do condimento.

Lembro-me que, tempos atrás, quando ainda funcionava na Alameda Princesa Isabel, o Restaurante Swadisht estabeleceu uma tabela de graduação de suas pimentas. Ia de 1 a 10, se não me engano. E quem achava que poderia ser dar bem com um nível, digamos, moderado, tinha sérios problemas para conseguir consumir o prato.

É o jeito deles, a culinária de lá é assim, e é sempre muito difícil entenderem as razões de nosso paladar não suportar tamanha ardência.

Pois bem, os tempos passaram, o restaurante mudou de endereço e de nome e há agora uma nova proposta de graduação. Agora se chama Swadisht Cozinha Indiana e se propõe a adaptar o prato ao jeito do cliente, justamente para tentar adequar a gastronomia indiana ao paladar brasileiro.

A nova escala estabelecida vai de 0 a 5, entendendo que o zero representa um prato sem adição do condimento e que a quantidade de pimenta aumenta gradativamente até a escala “acima de 5 pontos”, com composições extremamente apimentadas.

Segundo a recomendação da casa, alguns pratos não devem receber adição da pimenta, casos do Paneer butter (Cubos de ricota marinados no iogurte com especiarias indianas e cozidos em molho de tomates frescos, manteiga e decorados com creme de leite) e Dal gosht (Cubos de cordeiro e lentilha ao molho curry e temperados com especiarias indianas). O Vegetarian finger (Mix de verduras com ricota feita em condimentos indiana ao molho Shezwan) ou o Punjabi chole (Grão de bico cozido ao molho de curry e especiarias indianas) aceitam o nível “1” de pimenta. Já o grau “2” é adequado para Chilli chicken (Pedaços de frango temperado com gengibre e condimentos a moda indo-chinês) e Beef chilli curry com naan (Filé mignon fatiado e marinado com especiarias, ao molho picante de chilli e servido com pão indiano).

Para paladares mais acostumados com a grande quantidade de especiarias é possível experimentar a adição de pimenta a partir de três pontos e saborear a gastronomia tipicamente indiana. Mas aí precisa ter muito arrojo. Ou ter sangue indiano correndo nas veias.

Mas, seja como for, não deixa de ser um desafio. E ninguém pode reclamar que a graduação da pimenta não está adequada. É só encontrar o nível compatível.

Swadisht Cozinha Indiana

Avenida Vicente Machado, 2036 – Batel

Fone: (41) 3015-1056

 

=-=-=-=-=-=

 

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]