• Carregando...
Agora Joy Perine cria sobre pratos japoneses. Imperdível
| Foto:
Sakura1 - Macaron de chocolate com frutas em piso japones

Macaron de chocolate com frutas em piso japonês, a inspirada sobremesa que fecha o cardápio japonês do Zea Maïs. (Foto/ Divulgação).

Joy Perine - Japão

Joy Perine, agora com inspiração japonesa. (Foto/ Divulgação)

Depois do Marrocos, o Japão. Sabores distintos e tão distintos dos nossos. Mas que mexem com a alma antes de qualquer coisa. E quando têm a interferência da inspiração da chef Joy Perine, então, é de se esperar sempre o melhor.

Começa nessa terça-feira (21) – e vai até sábado -, no restaurante Zea Maïs, o segundo momento dos menus internacionais que Joy está vivendo, para compor a série Enjoy para a televisão. Como já detalhei na postagem anterior, sobre o Marrocos, essa parceria entre o Zea Maïs e a produtora Asteroide Filmes vai gerar uma série de programas explorando a gastronomia de cada país. O diretor e roteirista da série Enjoy é Diogo dos Reis Ruiz, que também planeja viagens ao Peru, à Índia, à Rússia, à Tailândia e ao Vietnam.

Estive entre os privilegiados que puderam provar o cardápio fechado do Tasting Japão. Foram  cinco pratos típicos da culinária japonesa com uma pitada de contemporaneidade e principalmente da sensibilidade da chef.

O menu de cinco tempos começa com o Chawanmushi, composição de ovo, creme de cogumelos, shiitake e enoki, finas fatias de frango em gergelim e alguns surpreendentes chips de raiz de lótus. A segunda entrada foi, para mim, o campeão dos cinco pratos:  Missô estendido no sashimi. Eram os sashimis tradicionais, de salmão, atum e peixe branco (robalo), mas com o contraste de sabor com o missô é significativo. Acompanha um delicado sunomono de melancia – macerada em cubinhos – e o mais excitante de tudo é uma pimenta que ela utiliza nos peixes. Em pó, é verdinha e não arde, mas amortece a língua e outros pontos da boca onde ela encosta, efeito muito parecido com o do jambu. Perguntei para a chef o nome da pimenta, mas estava escrito em japonês.

Em seguida vem um Dashi verde de Hourenso e pescados, com uma sardinha limpa e sem a cabeça, quase inteira, mais vongôle e camarão em Yakisoba sobre caldo de espinafre japonês, que tem o sabor um pouco mais acentuado que o nosso.

O prato de carne é o Kuro, um naco de kobe beef, carne marmorizada em acompanhamentos negros, inspiração do lançamento mundial de um hambúrguer todo negro. Ela troca o hambúrguer pelo kobe, que vai à mesa acompanhado de alho negro, sal negro, batata doce roxa e um pão negro, com tinta de lula – desenvolvido em parceria com o chef e padeiro Fabiano Marcolini. Kuro (kuroi) significa a cor preta, em japonês.

De sobremesa, Sakura (Macaron de chocolate com frutas em piso japonês). Sakura é o nome da flor oficial do Japão, a cerejeira (em todas as suas espécies) e aqui seria como se as flores (quedas de outono) se espalhassem pelo piso que ela mesma mandou fazer, imitando pedra ferro (é de plástico). A apresentação ficou muito bonita, com frutas vermelhas recheando o macaron, mais pedras de amêndoas e folhas de açúcar.

Foram quinze dias em oito cidades do Japão e muitas aventuras, que serão exibidas na série que já está sendo negociada com um canal a cabo. E o cardápio que está sendo oferecido surge a partir de momentos especiais dessa viagem.

O menu de cinco pratos é uma sequência que custa R$168 por pessoa e o Tasting Japão se estende até o sábado.

Chawanmushi - Ovo creme de cogumelos shitake e enoki, finas fatias de frango em gergelim com chips de lótus

Chawanmushi – Ovo creme de cogumelos shiitake e enoki, finas fatias de frango em gergelim com chips de raiz de lótus, a primeira entrada. (Foto/ Divulgação)

Missô estendido no sashimi - Contraste de sabores, entre o delicado do peixe e o intenso do missô, com sunomono de melancia

Missô estendido no sashimi, a segunda entrada. (Foto/ Divulgação)

Dashi verde de Hourenso e pescados - Sardinha, vongôle e camarão em Yakisoba sobre caldo de espinafre japonês

Dashi verde de Hourenso e pescados, o primeiro prato principal. (Foto/ Divulgação)

Kuro - Kobe beef com acompanhamentos negros

Kuro – Kobe beef com acompanhamentos negros, o segundo prato principal. (Foto/ Divulgação)

Restaurante Zea Maïs

R. Barão do Rio Branco, 354 – Centro

Fone: (41) 3232-3988

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]