• Carregando...
Aqueces Bar – drinques, cervejas especiais e comidinhas de Ivan Lopes
| Foto:

As cores do Aqueces Bar. Retrô, para lembrar os mais conceituados bares paulistanos. (Foto/ Divulgação)

Uma velha Kombi restaurada serve como palco para os shows de voz e violão. (Foto/ Divulgação)

É um bar estilo paulistano, conceito paulistano – explica Glaucio Monjolo, que abriu o Aqueces Bar nesta sexta-feira, em Curitiba. Bem, estilo paulistano me pareceu meio vago, mas aí ele diz que é um estilo de bar que preza as boas comidinhas, cervejas especiais, drinques diferenciados e uma boa música – no caso, rock e pop internacionais. O cara vai lá, beberica, belisca alguma coisa e depois sai pra balada.

Caipirinha de maracujá e curry. (Foto/ Gilmario Daru)

E aí talvez até se explique até o nome do bar, Aqueces, ponte de lançamento para uma noite mais longa pela frente. E o ambiente é muito colorido e agradável, projeto arquitetônico assinado por Alessandra Isolani, que fez uma seleção  de elementos clássicos, buscando referências vintage, tanto nacionais quanto internacionais. Televisões antigas,  rádios, placas,  moedores, imagens, quadrinhos, plotagens, uma variedade de  objetos que remetem ao passado foi selecionada cuidadosamente para fazer parte da decoração. A ideia do ambiente retrô é a ligação direta com os tradicionais bares de Sampa, basicamente com 15 a 20 anos de funcionamento.

E um dos destaques principais do projeto é uma Kombi antiga, estilo camionete, estacionada no salão superior. Em sua carroceria é que foi montado o palco para os shows de música ao vivo do bar. Serão pocket shows de voz e violão, para não encobrir a conversa dos clientes.

Monjolo, o drinque especial da casa. (Foto/ Gilmario Daru)

Tudo bem diferente do Bossa Nova, o outro bar de Monjolo, que abriu com uma proposta de “bar estilo carioca” (ah, essas definições?), tocando boa música brasileira, mas que, com o passar do tempo, foi substituindo mesas por espaço livre e hoje é praticamente uma balada. Característica na qual o Aqueces não corre o risco de se transformar, até mesmo pela disposição plana da casa, totalmente aberta, com um deck externo bem interessante para as noites não tão frias.

O Aqueces comporta cerca de 180 pessoas sentadas.

Drinques e comidinhas

Na parte que interessa a quem acompanha esse blog, das comidas e bebidas, não há o que reclamar. Petiscos e sanduíches compõem um menu concebido pelo chef Ivan Lopes, do Mukeka, que nesses primeiros dias de funcionamento está à frente da cozinha, treinando o pessoal para a perfeita execução de seus pratos e beliscos. Alguns, variando o que já apresentou em seu restaurante, como o Bastonete de tapioca com geleia de pimenta, que é uma medida diferente de seu conhecido Dadinho de tapioca. O mesmo se diz para o Pastel de carne de onça, que também já havia apresentado em alguns eventos de sua casa. Ambos são muito saborosos, marca registrada de um dos principais chefs da gastronomia paranaense. Não de graça um dos “Chef 5 Estrelas” eleitos pela revista Bom Gourmet – pela terceira vez. Provei também um Croquete de carne de panela com vinagrete da casa, que estava muito bom.

Entre os sanduíches, destaque para o Pão com bolinho e para os três hambúrgueres: de costela, de angus e de cordeiro. Há ainda algumas brusquetas, alguns outros pastéis, uma Linguiça artesanal com provolone e pimentão na cachaça (receita desenvolvida especialmente para o Aqueces – mas juro que comprei umas bem parecidas no Açougue Pé de Boi, do Mercado Municipal) e uma Caldeirada de mexilhão ao vinagrete que vou te contar. É servida em uma cumbuca e vem acompanhada de pães, pois é impossível ficar sem raspar todo o molho do fundo.

Para os bebes, o bar apresenta uma carta de drinques assinada por Igor Bispo (do Tiger e Lagundri), mixólogo premiado em campeonatos nacionais e internacionais, e Marcos Néia (Lemonade-RJ), campeão brasileiro e finalista mundial de coquetelaria. São mais de 50 opções de caipirinha e uma grande variedade de drinques, dos tradicionais Negroni, Margarita e Mojito, a algumas criações exclusivas (experimentei o Monjolo (Vodka + Energético + Pimenta + Laranja) e achei bem interessante. Destaque ainda para as caipirinhas que levam pimenta ou outras especiarias em sua composição.

Para os que gostam de cerveja, o Aqueces tem rótulos tradicionais e uma boa carta de cervejas especiais.

Caldeirada de mexilhão ao vinagrete, sabor incomparável. De raspar a cumbuca com o pão. (Foto/ Gilmario Daru)

Bastonete de tapioca com geleia de pimenta, assinatura clássica de Ivan Lopes. (Foto/ Gilmario Daru)

Brusquetas de cogumelo com queijo brie. (Foto/ Gilmario Daru)

 

Aqueces Bar

Rua Senador Xavier da Silva, 242 – São Francisco

Fone: (41) 3209-8877

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

 

Croquete de carne de panela com vinagrete da casa, originalidade e sabor diferenciado. (Foto/ Gilmario Daru)

Pão com bolinho. (Foto/ Gilmario Daru)

Linguiça artesanal com provolone e pimentão na cachaça, produção exclusiva para a casa. (Foto/ Gilmario Daru)

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]