• Carregando...
Armazém Santo Antônio tem novo cardápio. E que cardápio!
| Foto:

O remodelado Armazém Santo Antônio começa a servir novo cardápio a partir desta terça-feira. (Foto/ Naideron Jr.)

Giuliano Hahn é sócio e chef do Armazém Santo Antônio. (Foto/ Naideron Jr.)

O Armazém Santo Antônio começou nesta terça-feira (09) uma nova fase. A antiga casa do São Francisco – patrimônio histórico tombado – apresenta um novo cardápio, com base nas experiências que o chef Giuliano Hahn (ex-Vindouro) tem feito nos últimos meses. Hahn é um dos novos proprietários, juntamente com os empresários Katiana Balzero Giarola e Paulo Keinert Castor, e o resultado dos testes e das pesquisas que realizou nos últimos tempos está à disposição dos clientes da casa, que tem sempre lugar garantido entre as marcas de gastronomia de Curitiba.

Desde o início, quando Karime Junqueira e Beatriz Maestri decidiram abrir o restaurante com uma proposta de cozinha brasileira e contemporânea. Isso foi em 2000 e dois anos depois outras duas moças assumiram a casa, Janaína Soares e Simone Colpini, que deram uma ajustada no cardápio, tornando o restaurante uma referência. Mas esse upgrade, o reconhecimento dos clientes e os primeiros prêmios não foram suficientes para a manutenção do estabelecimento e em 2006, depois de tentar segurar as pontas por alguns meses, as duas sócias decretaram o fechamento da casa (dei uma nota na ocasião). Por pouco tempo, felizmente, pois foi adquirido em seguida pelo empresário Ari Perez, que conduziu o Santo Antônio até o início do ano, quando foi adquirido, então, pelos atuais proprietários.

Ravióli de siri com molho de dendê, coco em fita e camarões grelhados – uma delícia. (Foto/ Naideron Jr.)

O cardápio da casa sempre teve uma vocação para a diversidade. Tanto que, nesses 15 anos de funcionamento, colecionou prêmios tão diferentes, de Gula à Vejinha, que vão desde o melhor bacalhau da cidade ao melhor barreado, de melhor cardápio brasileiro à melhor entrada por uma incomparável burrata, recentemente laureada pela revista Bom Gourmet.

Claro que esses pratos premiados foram mantidos no novo menu, mesmo porque há clientes que vão ao restaurante exclusivamente para pedi-los. Mas Giuliano Hahn, talentoso como é, incluiu sua assinatura nas inovações que apresenta, nas massas, que são todas produzidas no local, e ainda em risotos e pratos com peixes, carnes e camarão.

Entre as massas artesanais, o destaque maior é o Ravióli de siri, servido com molho de dendê, coco em fita e camarões grelhados. Tive a oportunidade de provar e gostei muito. Há também o Gnocchi de ricota, acompanhado de molho de cogumelos frescos – ah, sim, a ricota também é produzida na casa.

Risoto de camarões, brie e baunilha – interessante combinação de sabores no novo cardápio. (Foto/ Naideron Jr.)

Os risotos têm opções como o de camarões, queijo brie e fava de baunilha e, entre os peixes, encontra-se o Robalo em crosta de pistache com gratin de aipim e molho de açafrão. Dos pratos já constantes do cardápio, foram mantidos, além dos premiados, Conchiglione de camarão, Barreado, Moquecas de peixe, camarão e mista, três receitas de bacalhau (em lascas, as natas e “das abadessas”) e a Paleta de cordeiro.

As sobremesas são assinadas por Juliano Marasca. Recentemente ele venceu uma das etapas do reality show gastronômico Que Seja Doce, da GNT,especializado em confeitaria. A seleção que criou vem com opções como a Romaria (três doces num só: macarron, brownie e mousse de graviola) e La Religieuse (massa choux com creme de avelãs, servida com calda quente de chocolate e café).

Nas bebidinhas, o Armazém terá ainda carta de drinques assinados pelo bartender Rogério Coelho Barroso, o “Rabbit”, que é campeão brasileiro e paulista de coquetelaria, além de ter ficado entre os 10 melhores do mundo em concurso internacional.

A carta de vinhos é enxuta e boa parte dos rótulos tem comentários e sugestão de harmonização. Também há uma boa oferta de cervejas especiais.

Ambiente revitalizado

O restaurante também apresenta novo visual. O centenário casarão passou por uma reformulação interna. Ganhou uma sala especial para eventos, a Sala Fanny. Ela presta homenagem a um projeto que Giuliano Hahn realizou alguns anos atrás. Uma casa de madeira da sua família, na Vila Fanny, era o palco para jantares temáticos, nos quais grupos de pessoas agendavam previamente encontros ao estilo degustação com cardápio fechado. Este movimento será recriado nesta sala, com ideias como a de menus ‘confiance’ ou de cardápios especiais sob encomenda. O local também poderá ser utilizado como um espaço VIP para reuniões, eventos empresariais, confrarias.

Na parte externa, o imóvel também recebeu um deck, no jardim frontal, com uma grande mesa sob um pergolado de madeira. O ambiente também tem um grande lustre, completando a decoração que mescla o rústico com o sofisticado. Contando com ele, a capacidade atual do restaurante é de 80 lugares.

O imóvel também ganhou nova iluminação e pintura, preservando o ar de uma Curitiba de muito tempo atrás. A estrutura, toda preservada, conta com assoalho de madeira, escada construída como uma peça única, telhas encaixadas sem pregos e uma rosa dos ventos que traz a data de fundação: 1870.

Tudo isso e a boa mesa criam um ar intimista como pouco se tem por aí. A oportuna guinada do Armazém Santo Antônio deve ser festejada pelos apreciadores da boa gastronomia. O lugar é lindo, aconchegante. E a comida é ótima.

Armazém Santo Antônio

Rua Solimões, 344 – São Francisco

Fone: (41) 3077-5505

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]