• Carregando...
Californianos de respeito estão chegando
| Foto:
la crema ambientada

La Crema Russian River Valley 2012, 92 pontos do crítico Robert Parker. (Foto/ Divulgação)

edmeades_l2_1

Perli Zinfandel 2012, 92 pontos da Wine & Spirits. (Foto/ Divulgação)

Aprecio muito os vinhos californianos. Nada a ver com o “Julgamento de Paris”, quando superaram os franceses em uma degustação às cegas, feita pelos próprios franceses, em 1976.

Gosto porque que são vinhos de personalidade, por mais distintas entre si que possam ser as uvas e o terroir das regiões de Sonoma, Mendocino e Napa, que produzem vinhos de altíssima qualidade.

Entrei no assunto para dar a boa notícia aos demais apreciadores. Estão chegando por aqui alguns interessantes vinhos do grupo Jackson Family, das linhas La Crema e Edmeades, trazidos pelas importadoras Porto e Porto e Casa Flora.

A La Crema é uma vinícola comercial que produz com cuidado artesanal. Fundada em 1979, foi adquirida pelo grupo em 1992 e trabalha exclusivamente com as uvas Pinot Noir e Chardonnay – as mesmas típicas da Borgonha, na França, que fazem o champagne. Entre os rótulos lançados aqui, o premiado La Crema Russian River Valley 2012, que recebeu 92 pontos do crítico Robert Parker.

Já a Edmeades é famosa pela produção limitada e artesanal do vinho Zinfandel (essa uva é chamada de Primitivo na Itália e é a principal em produção de toda a Califórnia). A vinícola evita o uso de dióxido de enxofre, utiliza apenas leveduras nativas para a fermentação em pequenos tanques abertos, realiza remontagem manual e engarrafa os vinhos sem nenhum processo de filtração, para demonstrar o autêntico sabor da Califórnia – técnicas de produção de vinhos orgânicos. O rótulo Perli Zinfandel 2012 recebeu 92 pontos da publicação Wine & Spirits.

Conheça os rótulos que acabam de chegar, com preços variando entre R$100 e R$ 300 ao consumidor final.

La Crema

La Crema Monterey Chardonnay 2012

La Crema Russian River Chardonnay 2012 (Robert Parker 92 pontos)

La Crema Monterey Pinot Noir 2012

La Crema Sonoma Coast Pinot Noir 2012

La Crema Russian River Pinot Noir 2012 (International Wine Cellar 91 pontos)

Edmeades

Perli Zinfandel 2012 (Wine Spirits 92 pontos)

Piffero Zinfandel 2010

Mendocino County Zinfandel 2012

 

Jackson Family

A Jackson Family foi fundada por Jess Jackson em 1982.

Jackson era um advogado de terras que durante muitos anos recebeu o pagamento dos processos que defendia (geralmente pessoas que não queriam ter suas terras desapropriadas pelo governo) em terrenos na costa da Califórnia. Quando se deu conta, era o proprietário de inúmeras plantações de uva. Então começou a vendê-las para os vinicultores locais; quando não foi mais possível vendê-las, passou a produzir vinhos. Atualmente o grupo Jackson Family é formado por 36 vinícolas independentes que trabalham com a filosofia “vinhos comerciais produzidos de forma artesanal”.

Ao todo elas produzem 850 rótulos, sendo que 400 rótulos já receberam 90 pontos ou mais de publicações como Wine Advocate (Robert Parker), Wine Spectator, Wine Spirits, Decanter, entre outras.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]