• Carregando...
Começa o Festival de Sabores do Litoral. São 31 restaurantes oferecendo 20% de desconto
| Foto:

O Barreado do Hotel Gamboa, de Antonina. Uma das sete versões do prato típico paranaense no Festival de Sabores do Litoral que começa nesta sexta (17). (Foto/ Júlio César Souza)

Começa nesta sexta-feira (17) e se estende até o dia 23 de agosto o Festival de Sabores do Litoral, que entra agora em sua quinta edição. Neste ano, além dos 31 restaurantes participantes, a novidade é o desconto também em hotéis e pousadas, que oferecerão descontos de 20% nos pratos que integram o menu do festival e nas diárias para quem desejar se hospedar nos dias do festival.

Alguns restaurantes optaram por pratos diferenciados e nomes mais pomposos, mas todos eles propõem, na essência, apresentar os sabores que marcam o litoral paranaense. E, por isso mesmo, o Barreado tradicional é a estrela de sete deles: Buganvil, Hotel Gamboa, Cantina Casa Verde e Cantinho de Antonina (em Antonina), My House (Morretes) e Casa do Barreado (Paranaguá). Cada um deles, claro, com o toque pessoal do cozinheiro, um ingrediente a mais aqui, uma guarnição diferente ali, mas todos na mesma essência do principal prato da gastronomia paranaense. O sétimo restaurante apresenta uma variação do prato: o Escondidinho de barreado, de O Celeiro, de Morretes.

Os demais estabelecimentos têm o peixe ou camarão como prato principal, preparados de diversas formas, acompanhados de guarnições. Alguns deles com nomes um tanto estranhos, como a “Seleção du cheff” (sic) do La Bodeguita, de Matinhos (o mais adequado seria “seleção do chef”, mas tudo bem, a criação é livre). E tem o “Peixe vegano”, do Restaurante Manacá da Serra, de Paranaguá. Pelo que sei, tudo o que é vegano não tem qualquer proteína animal. Nem queijo nem ovo, que alguns vegetarianos admitem. Entrei no site e fui lá conferir a composição do prato: “elaborado com folhas de algas (nori), tofu orgânico temperado com ervas aromáticas, lâminas de abobrinhas, empanadas com farinhas panko e rosca. Acompanhamento: risoto de palmito e alcaparras, tempurá de legumes e salada mista”. O prato é muito bonito e apetitoso, mas o “peixe” mereceria um entre aspas, pois aí é que entra o vegano: é tofu. Boa sacada.

Pelo que diz o material de divulgação, os pratos são praticamente todos muito fartos e alguns deles chegam a servir até quatro pessoas. Confira aqui, no site oficial, os endereços de todos os restaurantes, os pratos e os preços de cada um deles. A organização do evento também lançou uma página no facebook, com a atualização das novidades.

Promovido pela concessionária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), o Sabores do Litoral tem por objetivo fomentar o turismo nas cidades litorâneas num período de baixa temporada. Participam estabelecimentos localizados nos municípios de Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel.

Vale conferir, vale o passeio.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]