• Carregando...
Petit Gâteau de chocolate belga 70% com sorvete de creme - uma assinatura da carreira de Jacquin. (Foto/ Anacreon de Téos)
Petit Gâteau de chocolate belga 70% com sorvete de creme - uma assinatura da carreira de Jacquin. (Foto/ Anacreon de Téos)| Foto:

Pato na panela, prato premiado concebido por Erick Jacquin para o C LaVie. (Foto/ Anacreon de Téos)

Chef Erick Jacquin com Raphael Zanette, na cozinha antiga do C La Vie. (Foto/ Arquivo)

Saudades da comida do Erick Jacquin? Confesso que eu estava. Para quem não sabe – e sempre tem gente nova chegando por aqui -, o famoso chef francês passou uns tempos em Curitiba, quando do lançamento do restaurante C La Vie. Foi dele o primeiro cardápio e a continuidade nos primeiros meses.

Quando tudo estava pronto, passou o comando da cozinha para Leandro Volpini, o chef da casa, que ficou pouco tempo, logo voltou para Londrina, de onde tinha vindo, sendo substituído pelo jovem e promissor Lênin Palhano (hoje uma das estrelas da gastronomia paranaense, no comando do Nomade). Mas manteve a consultoria até que tudo estivesse caminhando normalmente. Hoje Jacquin é estrela de primeira grandeza também na TV, como jurado do Masterchef Brasil e interventor no Pesadelo na Cozinha, ambos na Band. Só que mantém uma ligação muito próxima com a casa, pela amizade – e admiração mútua – que mantém com o restaurateur Raphael Zanette, o proprietário do restaurante. Tanto que recentemente andou por aqui, cozinhando e participando de evento especial.

Imbatíveis nos pedidos, alguns pratos de Erick Jacquin permanecem até hoje sendo oferecidas na casa, superando todas as mudanças de cozinheiros e alterações normais de cardápio. Atualmente, por exemplo, a cozinha está sob responsabilidade do talentoso e jovem chef Giuliano Secco, que já pôs as manguinhas de fora com ótimas e saborosas criações. Mas os ícones de Jacquin continuam lá.

Tanto que o restaurante decidiu fazer uma homenagem a ele, montando um menu completo com suas criações e oferecendo a alternativa aos clientes nas noites de segunda-feira. De entrada tem o Steak Tartare, clássico francês com filé mignon finamente cortado e chips de batata. Como prato principal, uma das mais marcantes obras de Jacquin: o Pato na panela. Já elevado ao posto de assinatura do C La Vie logo nos primeiros anos, é preparado com peito e coxa de pato assados, finalizados na panela de ferro com o caldo do assado, vinho branco, cogumelos e ervas frescas. É acompanhado de purê de batatas em uma panelinha à parte. Foi eleito o melhor prato principal da segunda edição do Prêmio Bom Gourmet, em 2011 – inclusive com meu voto.

Para fechar a sequência, outra criação famosa de Jacquin, o Petit Gâteau de chocolate belga 70% com sorvete de creme. É um dos doces mais conhecidos da carreira do chef.

Então, as segundas-feiras são dias para voltar aos temperos e à criatividade do chef Erick Jacquin. Matar saudades para quem já conhecia, ter uma admirável experiência de primeiro contato para quem até agora só ouvia falar.

E o preço está bem interessante. O menu completo fica por R$ 98 por pessoa e o Bill Lima, sommelier da casa, certamente vai sugerir um belo vinho para harmonizar.

Interessante programa, pois, para esta segunda-feira que chega pós feriadão.

Steal tartare, a entrada do menu especial das segundas-feiras, somente com pratos de Erick Jacquin. (Foto/ Anacreon de Téos)

Restaurante C La Vie

Alameda Presidente Taunay, 533 – Bigorrilho

Fone: (41) 3029-9988

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]