Guanciale do Porco Moura, da Salumeria Monte Bello, faz sucesso em evento na Itália - Panela do Anacreon
Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
Blog Panela do Anacreon

Guanciale do Porco Moura, da Salumeria Monte Bello, faz sucesso em evento na Itália

O Guanciale de Porco da Raça Moura, que representou o Brasil no Terra Madre Salone Del Gusto, em Turim. (Foto/ Divulgação)

O Guanciale do Porco Raça Moura, da Salumeria Monte Bello, de Quatro Barras, representou muito bem o  Brasil no Terra Madre Salone Del Gusto, em Turim – Itália.  O evento, organizado pelo Slow Food, aconteceu de 22 a 26 de setembro aconteceu e é considerado o mais importante do Slow Food internacional, dedicado à cultura do alimento “Bom, Limpo e Justo”.

O Slow Food Brasil levou uma comitiva com ativistas das regiões do país, cada um levando na bagagem produtos regionais artesanais. O convívio do Slow Food Coré Etuba levou, entre outros produtos, o Guanciale do Porco Raça Moura, feito pelo mestre salumeiro Marcelo Empinotti, da Salumeria Monte Bello.

O guanciale é um produto de origem italiana, feito do corte da papada suína. Na cozinha italiana clássica, é usado para preparar a Pasta all´Amatriciana e o Carbonara. Trazido pelas colônias italianas ao Sul do Brasil, foi adaptado às realidades locais e até há pouco estava praticamente extinta sua produção no Brasil. A Salumeria Monte Bello, cujos fundadores são descendentes de italianos, resgatou métodos tradicionais de produção do guanciale e é o único produtor no país atualmente.

A diferença principal entre o guanciale da Monte Bello e os produzidos na Itália é a origem da matéria prima. O Porco Raça Moura é conhecido há mais de três séculos como uma raça rústica de alta qualidade, que descende dos porcos criados nas Missões Jesuíticas. Foram trazidos até o Paraná pelos porcadeiros durante as tropeadas e quase foram extintos ao longo do tempo.

Graças ao trabalho do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, a raça foi salva da extinção. O trabalho de recuperação do porco Moura começou nos anos 80, pelo professor Narciso Marques da Silva e hoje tem continuidade com o professor Marson Warpechowski, ambos zootecnistas da UFPR. Os porcos são criados com manejo agroecológico e se alimentam, entre pastagem, raízes e frutas nativas, também de pinhão.

Há seis anos a Salumeria Monte Bello aderiu ao projeto, na produção de embutidos com o Moura. Somente em 2016 os primeiros produtos de Moura passaram a ser comercializados para o consumidor final. É o caso do Guanciale, levado ao Salone del Gusto.

Com o produto, o cozinheiro Renato Bedore, do convívio Coré Etuba, e os cozinheiros dos outros convívios da região Sul do Brasil, elaboraram o prato Mandioca salteada no guanciale de Porco Moura, acompanhados de molho de ovo e lírio do brejo, com farinha de bergamota e tapioca. E esse foi o prato vencedor da comitiva do Brasil, representando o melhor do país no evento.

E para celebrar o Porco Moura, a Salumeria Monte Bello preparou uma série limitada de Linguiça Blumenau de Moura, que pode ser encontrada desde esta sexta-feira (30) até a sexta-feira seguinte (ou enquanto durar o estoque) nas lojas do supermercado Festval Barigui, Água Verde, Brigadeiro e Centro Cívico, e ainda na Maçã – Padaria Artesanal Brasileira.

O Guanciale eu não conheço ainda, mas tive a oportunidade de experimentar o Salame e o Chouriço Espanhol de Moura (os porcos se alimentam de pinhão, como os espanhóis com as bolotas) e achei excelentes (fiz o registro aqui). E o Guanciale, pelo que sei do trabalho dos Empinotti, desde o pioneiro Airton até o filho, Marcelo, que é um mestre no assunto, certamente está impecável.

Salumeria Monte Bello

Avenida Dom Pedro II, 6457 – Jardim Pinheiros (Bairro Campininha) – Quatro Barras

Fone: (41) 3107-1030

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br