• Carregando...
Incrível! Uma burrata que se desmancha na boca e um panetone que tem azeitonas glaceadas
| Foto:

Burrata feita por Alessandro Spennato com leite paranaense abre o cardápio especial do Zea Maïs. Textura e sabor incríveis. (Foto/ Anacreon de Téos)

Palavra que fiquei impressionado. Muito bem impressionado. E aí aproveito e faço um registro rápido, para que outros apreciadores dos bons sabores também possam usufruir.

Escrevi aqui no começo da semana sobre o Projeto Zea Convida, no qual a chef Joy Perine divide a cozinha com outros especialistas. E que dessa vez a parceria é com os italianos Alessandro Spennato e Antonio Cera, autoridades em queijo e pão. Confira os detalhes e o cardápio completo aqui nesse post anterior.

Fui, então, ao Zea Maïs, experimentar no primeiro dia. Da boa mão de Joy é desnecessário falar mais. O jantar está impecável, com tudo de bom que se pode esperar. Mas o que esses dois caras fazem com queijos e pães é incrível.

Na entrada, uma burrata que se desmancha na boca. E que havia sido feita apenas algumas horas antes por Spennato. Sem qualquer produto importado, apenas com a matéria prima que temos aqui. A busca pelo melhor leite demorou um pouco, mas o italiano encontrou o ideal na Colônia Witmarsum, em Palmeira, aqui ao lado.

O processo de elaboração durou apenas duas horas – na cozinha do Centro Europeu – e o resultado é fascinante. Não bastasse a burrata, oficialmente incluída no cardápio do evento, ainda nos trouxeram a mozzarella – “de vaca”, como enfatizou Spennato -, para que sentíssemos a diferença de textura e sua composição com os fios alongados a se desmancharem na mastigação.

O outro ponto surpreendente foi na composição da sobremesa. O panetone feito por Cera, o “Panterrone”, não tem nada daquele carregado sabor (aroma) da essência que por aqui exageram na confecção desse pão doce. Pelo contrário: faz ressaltar o paladar da massa do pão, enriquecida não por uvas-passas ou frutas cristalizadas e sim por incríveis pedaços de azeitona glaceada. Sim, porque, tanto quanto o azeite, a fruta azeitona, originalmente, não é doce nem salgada. Costuma-se comer salgada por conta de sua conservação em salmoura e coisas assim. Antonio Cera trouxe a azeitona doce e aí me vi catando seus pedacinhos na massa do panetone, que foi à mesa acompanhado de um delicioso e suave sorvete de natas.

Tem mais hoje e amanhã e deixo aqui a recomendação: imperdível!

O panetone de Antonio Cera, com azeitonas glaceadas. Divina sobremesa! (Foto/ Anacreon de Téos)

Restaurante Zea Maïs

Rua Barão do Rio Branco, 354 – Centro

Fone: (41) 3232-3988

Facebook.com/zeamaisrestaurante

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]