• Carregando...
Joy Perine e Marcelo Amaral cozinham juntos. Três noites entre Ásia e Brasil no Zea Maïs
| Foto:

Marcelo Amaral e Joy Perine cozinham juntos a partir de hoje no Restaurante Zea Maïs. Sabores brasileiros e asiáticos combinados. (Foto/ RPierrot)

Ceviche de água viva com vieiras, o começo de tudo. (Foto/ RPierrot)

Joy Perine é uma cozinheira diferenciada. Cozinha muito, é inspirada e, mais do que isso, versátil, pois se dá muito bem em parcerias, conforme atesta o sucesso do projeto “Zea Convida”, que a chef do restaurante Zea Maïs tem protagonizado nesses últimos anos, dividindo a cozinha com outros chefs respeitáveis, brasileiros e estrangeiros.

Já participaram da parceria Celso Freire, Kika Marder, Mara Salles, Lênin Palhano, Fabiano Dalla Bona e, mais recentemente, os italianos Alessandro Spennato e Antonio Cera, para o jantar magno do Mia Cara Curitiba. Aplausos totais, principalmente à incrível burrata feita naquele mesmo dia e que se desmanchava na boca.

Sopa de wonton com recheio de siri e curry verde. (Foto/ RPierrot)

Pois agora Joy, que circulou pelo Marrocos e pelo Japão, acrescentando sabores e texturas orientais aos seus conceitos, recebe um cozinheiro que é especialista justamente nesses intrigantes paladares. Não mais chef, ex-chef, pois Marcelo Amaral, o publicitário que virou o próprio mundo de cabeça para baixo ao abrir o restaurante Lagundri, em 2004, acrescentando referências asiáticas a Curitiba que mal entendia do assunto, de uns tempos para cá deixou as panelas de lado, tornando-se apenas empresário – de seu próprio restaurante -, depois de um ano de retiro na Bahia, estudando e pesquisando o que a costa brasileira é capaz de produzir que ainda não sabemos ou conhecemos.

Espetado de frutos do mar em moqueca tailandesa. (Foto/ RPierrot)

Mas como sempre dá aquele comichão, não teve jeito de Amaral escapar e o convite para a parceria foi prontamente aceito. E assim, a partir de hoje (18) à noite, os dois estarão juntos, apresentando suas criações no Zea Maïs. O cardápio concebido traz a gastronomia mediterrânea e provençal que Joy Perine mantém na casa combinado com a escola asiática de Marcelo Amaral, além da valorização do regionalismo, da comida da terra, que tem sido uma das bandeiras defendidas pelo convidado nos últimos tempos.

Tudo começa com um Ceviche da água viva com vieiras, criado por Amaral como uma versão contemporânea e exótica do tradicional prato peruano. Em seguida, ele mesmo apresenta uma Sopa de Wonton, que é um caldo servido com wonton de guioza recheado com siri e curry verde.

O prato de pescados é da inspiração de Joy: Espetado de frutos do mar em moqueca tailandesa, servido com tapioca estufada. O que ela fez? Adaptou a moqueca brasileira aos temperos tailandeses. Em vez da pimenta dedo-de-moça, curry vermelho. Mais capim-limão, limão kaffir e outros ingredientes apropriados.

Leitão em glacê tailandês agridoce. (Foto/ RPierrot)

O prato de carne também é dela. O Leitão em glacê tailandês agridoce é assado em baixa temperatura, com uma redução do próprio leitão, fundo escuro e o agridoce oriental dos molhos de ostra e de tamarindo. De tal forma o molho fica apurado que se transforma em um glacê e o prato é servido com uma salada de brotos de vários tipos, mamão verde, manga e amendoim para dar crocância.

De sobremesa, a quatro mãos, o Gulab jamun, que são bolinhos de massa de trigo e leite fritos e depois imersos em calda de abacaxi confitado em cardamomo, com um creme de coco com iogurte – a livre versão do prato original da Índia.

O valor do cardápio completo é de R$ 138 – serão três noites especiais, de terça a quinta – e recomendam-se reservas antecipadas, pois a procura tem sido muito grande.

É combinação de sabores para não se perder, confere?

Gulab jamun, a sobremesa de origem indiana reinterpretada e feita a quatro mãos, para finalizar o cardápio especial de Joy Perine e Marcelo Amaral. (Foto/ RPierrot)

Restaurante Zea Maïs

Rua Barão do Rio Branco, 354 – Centro

Fone: (41) 3232-3988

Facebook.com/zeamaisrestaurante

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]