• Carregando...
Klaus Pahl volta a Curitiba e cozinha com Biazzetto no Salumeria
| Foto:

O chef Klaus Pahl volta a Curitiba, agora para cozinhar no Salumeria. (Foto/ Mônica Correa)

Klaus Pahl é um cozinheiro diferenciado. De vanguarda, mas sem perder o profundo relacionamento com a terra e com as origens, tem uma bela e saborosa carreira na gastronomia brasileira. Por uns tempos foi chef de partie do restaurante D.O.M., de Alex Atala, trabalhou também no exterior, em cozinhas de primeira linha, como a Osteria Francescana (a casa de Massimo Bottura, em Modena, considerado o terceiro melhor restaurante do mundo), e o suíço Schloss Schauenstein, do chef Andreas Caminada, no hotel do mesmo nome, que funciona num castelo do século XVIII – ambos premiados com três estrelas no Guia Michelin.

Pahl já andou por aqui, sempre com ótimos resultados para o bom paladar. Foi em 2013, quando cozinhou com Manu Buffara no Manu e por duas vezes comandou a cozinha do Gardeno Gastronomia Mediterrânea (aqui e aqui), restaurante que deixou boa marca em Curitiba.

Dizia, na ocasião, estar no pique para apresentar o seu próprio restaurante, já bem encaminhado para ser inaugurado em Florianópolis. O Artusi – restaurante de alta gastronomia, trabalhando com produtos regionais e pequenos produtores locais – foi inaugurado no início do ano passado, justamente com tudo aquilo que dele se poderia esperar na cozinha. Mas, um mês depois, Pahl saiu, alegando “diferenças irreconciliáveis de gestão” com seu sócio majoritário, voltando aos eventos, às consultorias e às incursões por outros cantos do país.

Todas as vezes que tive a oportunidade de experimentar a comida dele, um ingrediente em comum me chamou a atenção: o Lardo di Colonnata, também marca registrada de outro chef diferenciado, o curitibano Marcos Biazzetto, do Salumeria. Pensei, certa ocasião: um dia esses dois ainda vão cozinhar juntos.

Pois o dia chegou. Nesta quinta-feira (19), a partir das 20h, Klaus Pahl e Marcos Biazzetto dividem as ações na cozinha do Salumeria, preparando um cardápio inédito, que será servido apenas mediante reserva prévia. A entrada será uma Salada de grãos, tomate e camarão. Como primeiro prato, um Peixe branco com Lardo di Colonnata, aspargos e cogumelos. Na sequência, o prato de carne, um Cordeiro com mandioquinha, farofa de alho e pesto de hortelã.

A sobremesa será um Kaiserschmarren, um doce típico austríaco, apresentado como uma panqueca grossa, caramelizada, que é servida gelada, com ameixa e calda de baunilha.

O custo é de R$ 100 por pessoa, com bebidas cobradas à parte. Quem optar pela sugestão com harmonização, poderá degustar vinhos acompanhando cada prato, ao custo de R$ 80 adicionais.

Salumeria Ristorante

Rua Jaime Reis, 216 – São Francisco

Fone: (41) 3049-5501

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]