• Carregando...
Lagosta feita em casa. E por que não?
| Foto:
Anacreon de Téos
Cauda de lagosta grelhada com molho de limão siciliano e purê de wasabi, mais do que prazer à mesa.

Chegou o grande momento. Para quem nunca comeu lagosta ou o faz raramente por achar o preço proibitivo e também para quem aprecia regularmente, a hora de consumir é agora. Momento de aproveitar a plena temporada do crustáceo, que permite encontrar algumas boas peças por preços interessantes e ao alcance dos orçamentos mais apertados.

Mas para fazer em casa, é claro, pois nos restaurantes, quando encontrada, a lagosta continua a ser uma das estrelas praticamente inatingíveis dos cardápios aqui do Sul do País. Conheço quem diga ser mais barato e aprazível comprar uma passagem de avião para comer lagosta em Fortaleza do que enfrentar o preço de qualquer um dos nossos restaurantes. Exagero, sim, mas não deixa de ter um fundo de inspiração.

Anacreon de Téos
O sauvignon blanc neozelandês, parceiro ideal para a lagosta.

Cozinhar lagosta, eu? Imagine! – é quase sempre a reação de quem conversa comigo sobre o assunto. Aí tento explicar não haver dificuldade nenhuma em lidar com o bichinho. Pesando bem, é muito mais fácil do que tentar executar um naco de carne com algum dentre aqueles molhos da moda.

Pensando ontem no que fazer em casa para esticar o prazer do feriado, fucei o freezer e descobri uma cauda de lagosta se insinuando. E por que não? Deixei-a descongelando e hoje parei para pensar na melhor maneira de fazer. E fui logo pela mais fácil, que, não por acaso, é também a mais saborosa: grelhada. Apenas azeite, manteiga, sal e pimenta-do-reino (moída na hora, sempre). Mais simples, impossível.

Para acompanhamento, um delicado molho cremoso de limão siciliano e um purê de batatas com wasabi. O molho apenas para um toque, sem exagerar na quantidade, para não encobrir o suave sabor da lagosta. O purê completa harmoniosamente o prato. Na taça, um vinho neozelandês, um sauvignon blanc perfumadíssimo.

Vamos conferir como fazer?

Cauda de lagosta grelhada com molho de limão siciliano e purê de wasabi

Ingredientes:

1 cauda de lagosta
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
Sumo de 1 limão siciliano
Raspas da casca de ½ limão siciliano
250 ml de creme de leite fresco
50 g de manteiga sem sal gelada em cubos
3 batatas pequenas
sal
1 colher (sopa) de leite integral
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (chá) de pasta de wasabi
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Descasque e pique as batatas e leve-as a cozinhar em água e sal. Escorra e esprema as batatas, juntando o leite. Incorpore a manteiga, misture o wasabi, prove (se quiser mais picante, ponha um pouco mais) e sirva.

Enquanto cozinha as batatas, prepare o molho. Ferva o sumo do limão até reduzir à metade. Junte o creme de leite e ferva, até reduzir pela metade novamente. Incorpore, aos poucos, a manteiga gelada, batendo com um batedor de arame. Acerte com sal e pimenta e mantenha o molho aquecido em banho-maria.

Corte a cauda de lagosta ao meio, no sentido do comprimento – com a carapaça e tudo (um macete é enfiar a ponta da faca e martelar levemente em cima). Retire as duas tripas que nesse corte ficarão nas laterais. Aqueça o azeite numa frigideira e ponha as duas metades para grelhar, com o lado da carne para baixo. Junte a manteiga e deixe até dourar a carne – alguns poucos minutos. Vire do outro lado, grelhe a carapaça e somente aí tempere com sal e pimenta-do-reino.

Monte o prato com as duas metades da cauda de lagosta entrelaçadas, regue com um mínimo do molho por cima e ajeite ao lado o purê com um anel. Sirva o vinho e bom apetite.

Rendimento: 1 porção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]