• Carregando...
Vacio Las Tablas, o "fraldão", que integra no menu na mudança de nome de Corrientes 348 para Las Tablas. (Fotos/ Divulgação)
Vacio Las Tablas, o "fraldão", que integra no menu na mudança de nome de Corrientes 348 para Las Tablas. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Asado de tira de wagyu, uma das novidades que a troca de nome para Las Tablas permite servir. E que bela novidade!

O wagyu, super marmorizado, que é servido em vários cortes.

Depois de cinco anos de funcionamento, o Corrientes 348 não existe mais. Mas não se preocupe, a churrascaria especializada em cortes argentinos continua a todo fogo, apenas com um nome e uma proposta diferentes.

Explica-se: o nome até há pouco vigente era de uma franquia e, como tal, o restaurante tinha de obedecer algumas regras, observar alguns limites e se restringir ao que era estipulado em contrato. Nada mal, tudo era muito saboroso, mas os sócios da casa projetavam um alcance maior, com a inclusão de novos cortes e alguns toques personalizados.

O novo nome é Las Tablas, também de inspiração argentina, pois lá os cortes de carne costumam ser servidos em tábuas. E já vem sendo assim, na nova estrutura, com as carnes chegando à mesa em tábuas, acompanhadas sempre de três molhos: geleia de pimenta, chimichurri e vinagrete. E já estão no cardápio as novas sugestões. A mudança veio para abrir novas possibilidades para o restaurante, que, além de poder oferecer novos cortes, propõe se especializar na maturação a seco (dry aged) e atender eventos corporativos.

Bem que eu deveria ter desconfiado disso. Na metade de novembro último fui convidado a participar de um jantar para opinar sobre novos cortes. Era um grupo de jornalistas da área de gastronomia e alguns formadores de opinião. E o que chegou à mesa foi arrebatador: cortes de angus e wagyu extremamente saborosos, nas versões fresca a dry aged. E mais: milho verde assado, servido em rodelas, e uma maionese impecável – além de duas sobremesas.

Na ocasião, Luciano de Pauli Jorge, um dos sócios do restaurante, o anfitrião, nos disse estarem fazendo alguns testes, sem previsão de lançamento comercial. E ficou um vazio no ar, pois, em ocasiões como essa, sempre chegam informações posteriores via assessoria de imprensa ou algo que o valha. Não veio nada e fiquei sem ter o que escrever, pois não poderia despertar a gula do leitor sem poder oferecer a chance de saborear as carnes.

Somente agora me caiu a ficha. Era isso. Já era um teste para a guinada anunciada oficialmente nesses dias, pois a franquia não permitiria a inclusão de todos aqueles novos experimentos em seu menu tradicional. O Corrientes 348 não consentia, mas o novo Las Tablas tem condições de servir tudo isso e ainda mais.

Ojo de bife (o miolo do filé da costela) de wagyu.

No fundo do fundo, nada muda do cardápio anterior. Continuam o mesmo chef parrillero e também os fornecedores. Os cortes tradicionais permanecem, mas agora há novidades, dentre as quais os cortes de Wagyu – considerado um dos mais nobres do mundo, com maciez, marmoreio e sabor inigualáveis – se destacam. No Las Tablas, o Wagyu é servido como Asado de tira (costela de boi), Bife de chorizo (contrafilé) e Ojo de bife (miolo do filé de costela).

Mas ainda tem mais: o Choclo a la parrila (o milho grelhado ao qual eu já me referi), o Prime rib dry aged (miolo do filé de costela), a Paleta de cordeiro, o Short rib (dianteiro da costela), o T-Bone (corte de contrafilé e filé mignon com osso) e a Maionese são pratos que ganharam espaço no cardápio. E alguns pratos de denominação própria da franquia tiveram de mudar de nome para continuarem sendo oferecidos, como a Salada Juliana agora é Salada Giovanna, mantendo os mesmos componentes (alface americana, tomate, cebola, palmito, cenoura, mostarda, parmesão, maionese e batata palha). O Papatasso se tornou Papas al murro (batatas fritas ao murro com orégano) e o Corte especial recebeu o nome de Vacio Las Tablas (fraldão).

Na parte das bebidas, o restaurante ainda vai apostar mais nos drinques, investindo na alta coquetelaria. A casa terá um bartender – a ser contratado nos próximos dias – e pretende lançar a cada mês novos drinques autorais.

A decoração também passou por uma repaginação. Quadros e outras peças trazidos de Buenos Aires compõem uma instalação em uma das paredes do restaurante, que também recebeu uma pintura assinada por um artista plástico local. As paredes de tijolo aparente, a madeira e bastante verde se harmonizam no décor, modernizando o clima portenho do ambiente. A nova identidade visual do restaurante, incluindo marca, cardápios e uniformes, foi desenvolvida pelo estúdio de design D-Lab.

Ah, sim, lembrei-me de um item daquele jantar de novembro: Tomahawk, aquele corte gigante, que é uma extensão do Prime rib, pela manutenção da carne da costela em volta do osso. Não está na nova lista, mas talvez seja apenas uma questão de tempo para entrar em cartaz e fazer sucesso.

De qualquer maneira, o que está sendo anunciado já é muito saboroso. E a minha memória de paladar me remeteu justamente àquela noite para poder cravar: vai fazer muito sucesso, pois o curitibano aprecia muito carne de qualidade. E isso o Las Tablas tem de sobra.

Prime Rib Dry Aged, com os devidos acompanhamentos de todos os cortes: geleia de pimenta, chimichurri e vinagrete.

Las Tablas

Rua Gutemberg, 23 – Batel

Fone: (41) 3075-0348

Whats App: (41) 99268-0348

Horário de funcionamento: diariamente, do meio dia à meia noite.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]