• Carregando...
Lulas flambadas ao bunapi, uma delícia com base em receita original do Bar dos Passarinhos. (Foto/ Anacreon de Téos)
Lulas flambadas ao bunapi, uma delícia com base em receita original do Bar dos Passarinhos. (Foto/ Anacreon de Téos)| Foto:

A bandeja de Bunapi, novidade no Mercado Municipal de Curitiba, vinda do interior de São Paulo. (Foto/ Anacreon de Téos)

Começou assim: dias atrás me dá um toque o Marco Dolabella, do Bar dos Passarinhos, com uma frase a dizer “Shimeji é uma das mais saborosas coisas que já comi ” – Paul Bocuse ao Le Magazine du Monde, Outubro de 1989.

Logo de pronto imaginei: ele tem as lulas de volta. Porque andaram sumidas, resultado da ganância de pescadores do nosso litoral, que continuaram em atividade na época do defenso e, por consequência, a reprodução foi prejudicada. E o Bar dos Passarinhos, que teve sempre na Lula flambada ao shimeji seu prato de referência, ou assinatura, se viu obrigado a criar outras atrações, para não perder o pique. Como Dola é criativo, foi tudo bem. Mas que as lulas fizeram falta, fizeram.

Fiquei de fazer um post qualquer dia desses. Daí fui ao Mercado Municipal, meu Parque de Diversões, à busca de ingredientes pro almoço domingueiro. Passo ali na frente das peixarias e o que vejo no lindo e moderno balcão dos Pescados Keli Mozer? Lulas, lulas, lulas à vontade. Das nossas, inteiras, não aquelas chilenas que já vêm em rodelas e que não têm a mesma consistência final.

Acabaram de chegar – me diz o Paulo Mozer. Não resisti, comprei. Nem estavam nos meus planos, mas fazia tanto tempo que não comia que daria um jeito, de qualquer maneira. E a inspiração do Bar dos Passarinhos estava presente.

Lembrei que havia shimeji em casa, de véspera. Deveria haver, pelo menos. Precavido, dei um WhatsApp pra conferir. Não tinha mais, entrou na combinação da massa que não provei por ter ido comer fora (força da obrigação).

Sem problemas, estou no Mercado Municipal. A banca da Sidneia – SN Frutas e Verduras – sempre me acode nessas horas. Tinha shimeji, mas daí ela me disse ter recebido uns cogumelos diferentes do Grupo Uramaki, de Mogi das Cruzes (SP). Desde o shimeji comum até o shimeji premium, que no Japão é conhecido como Shimofuri, maior e melhor definido – e que a Sidneia me disse não ter tido boa aceitação na primeira impressão dos clientes, quase sempre mais tradicionais.

Mas ela me insistiu pra eu levar uma caixinha do bunapi. Não sabia do que se tratava. Mas, curioso que sou, peguei. Descobri tratar-se de um parente próximo do shimeji e que shimeji, aliás, é a denominação de uma grande família de cogumelos.

Então, se o Dolabella faz lulas com shimeji, bem que eu poderia fazer Lulas com Bunapi. Usando a mesma receita dele. Fiz, claro. Deu muito certo. O bunapi, embora seja maior e branco, tem a mesma consistência e o sabor, delicado, é muito próximo.

Quer arriscar fazer? Segue abaixo, então, a receita original do Bar dos Passarinhos. Se quiser, pode manter o shimeji. Se quiser experimentar algo novo, é só pôr o bunapi. Garanto que dá muito certo.

(Ah, sim, e no Bar dos Passarinhos a receita original está bombando novamente.)

Lula flambada ao shimeji

Lulas flambadas ao shimeji do Bar dos Passarinhos. (Foto/ Divulgação)

Por Marco Dollabela, chef e proprietário do Bar dos Passarinhos
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho
250 g de lula limpa
50 g de cogumelo shimeji
pimenta-do-reino e sal a gosto
salsinha picada
50 ml de vodca
50 ml de saquê
Preparo

Aqueça bem a manteiga com o alho em fogo bem forte, quase um maçarico. Salteie rapidamente a lula e o shimeji até que a lula inche um pouco.

Despeje o saquê e a vodca por cima e incline a frigideira para flambar, virando as bordas para que o fogo pegue bem em todo o líquido.

Tempere com sal e pimenta-do-reino e salpique com a salsinha.

Rendimento: 2 porções.

Bar dos Passarinhos

Rua Desembargador Ermelino de Leão, 511 – Centro

Fone: (41) 8731-8149

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]