• Carregando...
Mâche, um sabor bem francês. E tem no Mercado Municipal de Curitiba
| Foto:
Mache 1

Salada de mâche com fatias de cogumelos, vagem e molho de mostarda e mel. (Foto/ Anacreon de Téos)

Mache 2

Folhas de mâche, fresquíssimas, prontas para o consumo. (Foto/ Anacreon de Téos)

É uma folha pequena, verdinha, quase sem caule. Mas tem um sabor muito agradável, tenro e delicado. Mâche – é como se chama. Dá uma salada deliciosa, marca registrada da cozinha francesa (fiz um post apetitoso, anos atrás, quando de uma das idas a Paris). E exige apenas um toque de azeite e flor de sal, mais nada – a não ser um molho bem suave, que não passe por cima de seu sabor suave.

Pois nesse fim de semana fizemos em casa, matando saudades. Encontrei mâche no Mercado Municipal, onde já tinha visto, tempos atrás, mas que tinha desaparecido. Tem na banca SN Comércio de Frutas e Verduras, da Sidneia Bernardi, que é sempre muito criteriosa na escolha dos produtos que vende e procura oferecer verduras e legumes não encontrados comumente por aí.

O produtor está aqui ao lado, em Piraquara, e, depois de um tempo sem nada, voltou a oferecer as tenras folhas para o acesso do consumidor comum. Em pequenas proporções, claro, pois não é todo mundo que conhece mâche. Mas é só espalhar uma notícia dessas que os chefs de cozinha e os cozinheiros amadores já correm atrás.

O que fizemos em casa foi bem simples. Algumas folhas de mâche, uns cogumelos paris em fatias, duas ou três vagens cortadas e um delicado molho com mostarda, mel, vinagre de arroz e azeite. Um pinguinho aqui, outro ali. E o toque da flor de sal por cima. Comi bem devagar, puxando pelas memórias de Paris.

 

SN Comércio de Frutas e Verduras

(Mercado Municipal de Curitiba – bancas 84/85/86)

Fone: (41) 3264-6560

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]