• Carregando...
Manu Buffara e Débora Teixeira no estreito de Bósforo. Buscando inspiração para o jantar personalizado do próximo domingo. (Fotos/ Divulgação)
Manu Buffara e Débora Teixeira no estreito de Bósforo. Buscando inspiração para o jantar personalizado do próximo domingo. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Manu Buffara e Maksut Aşkar, o chef executivo do restaurante Neolokal. Eles vão cozinhar juntos em grande evento internacional.

Os frutos do mar do mercado público de Istambul. Os lagostins (acima, na foto) foram os escolhidos pela chef Manu Buffara para comporem o cardápio autoral a ser apresentado.

E lá foi ela, conquistar mais um pedaço do mundo. A paranaense Manu Buffara é a convidada para representar o Brasil no grande evento gastronômico que acontece a partir deste fim de semana, em Istambul.

Maksut Aşkar, o chef executivo do restaurante Neolokal (aclamado entre os 50 melhores do mundo), está organizando uma série de jantares de cozinheiros convidados para mostrar a cultura e a gastronomia da Anatolia e inspirar chefs aclamados com novos sabores – “See, feel, taste Anatolia”. A Anatolia é justamente a região da península turca – também conhecida como Ásia Menor – onde está situada Istambul e tem uma cultura culinária riquíssima, que atrai comensais de todo o mundo, especialmente para o premiado restaurante de Askar.

A escolha do pescado adequado para o melhor prato dos jantares.

Manu está em Istambul desde o início da semana, acompanhada da fiel escudeira Débora Teixeira, braço direito e sous chef do Restaurante Manu, buscando inspiração para os dois jantares que irá servir aos clientes e comensais do Neolokal – jantares de domingo e segunda-feira próximos (25 e 26). Só que, ao contrário do que ocorre em outros eventos desse porte, quando o chef leva ingredientes e insumos na bagagem, para propor sabores próprios de sua terra, desta vez a recomendação foi diferente. “Só pode trazer sua faca, nada mais que isso” – foi o recado que recebeu.

De acordo com a proposta do evento, foram chamados alguns chefs incríveis de todo o mundo a irem à Turquia, passando alguns dias com os anfitriões, tendo a oportunidade de conhecer a cultura, saborear a cozinha tradicional e contemporânea do país, ter contato com as pessoas, os mercados, os produtos, os costumes e, ao término da estada, cozinhar uma refeição inspirada na experiência, com os ingredientes locais que preferirem. Os chefs não cozinharão seus pratos clássicos, mas serão desafiados a expressar através da sua culinária a experiência de sabores da Anatólia.

Manu Buffara (sempre com Débora, é claro) é quem está abrindo a série. Vai cozinhar ao lado de Maksut Aşkar, compondo um cardápio de oito itens (quatro para cada) que, provavelmente, só será conhecido no dia do primeiro evento, pois, até lá, as experiências de tato, paladar, textura e sabor continuam acontecendo praticamente durante toda a extensão de cada dia.

Pelas experiências que já teve nos dois primeiros dias de estada por lá, a chef do Manu já tem duas proteínas escolhidas: lagostins e miolos de cordeiro. Só não tem ainda a mínima ideia de como serão os pratos, que dependem também de outros ingredientes a serem selecionados.

O jantar custará 300 liras turcas por pessoa (algo em torno de € 65), com convites adquiridos antecipadamente. Para harmonização, opcional, mais € 38, a serem pagos no local.

As outras feras

Para se ter ideia de como é hoje o patamar da chef Manu Buffara no conceito internacional da gastronomia, os demais chefs convidados, que darão sequência ao “See, feel, taste Anatolia”, serão alguns dos mais estrelados do mundo: Ana Roš (Hiša Franko, Eslovênia), em abril; James Close (Raby Hunt, Reino Unido) em maio; Philip Rachinger (Mühltalhof, Áustria), em junho; Margot Janse (Isabelo, África do Sul), em julho; JP McMahon (Aniar, Irlanda), em setembro; Sasu Laukkonen (Ora, Finlândia), em outubro; e Filip Langhoff (Ask, Finlândia), em novembro.

E pensar que o restaurante dela é logo ali, no Batel, pertinho de nós todos. E que as pessoas do mundo todo estão indo saber de seu talento e de sua cozinha. Orgulho paranaense, claro que sim!

Miolo (cérebro) de cordeiro (acima, o de baixo é de veado), iguaria turca que encantou a chef e ganhou espaço no cardápio a ser concebido em Istambul.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]