• Carregando...
Menu Soleil traz sabores africanos ao cardápio do L’Épicerie
| Foto:

Tajine d’agneau, tradição marroquina incorporada ao cardápio do L’Épicerie. (Foto/ Divulgação)

O Bistrot L’Épicerie volta do recesso de fim de ano com novidades. O restaurante reinicia suas atividades nesta sexta-feira (06), lançando um menu especial de verão, o Menu Soleil, uma homenagem aos sabores do norte da África – que, por conta de ex-colônias francesas, têm muita influência nos temperos do país.

É uma bela viagem do chef Gustavo Alves por algumas experiências teoricamente inusitadas para um bistrô de cozinha clássica francesa. Mas Gustavo é um eterno pesquisador, apaixonado pela cozinha e pela descoberta de sabores (até comida molecular já executou, pelo para ver como seria na prática) e entendeu ser interessante mesclar algumas novas nuanças do cardápio que o restaurante tem apresentado.

E deu muito certo. O Menu Soleil começa com a Salade Marrocaine, uma salada preparada com vinagrete de especiarias, mini rúcula, grão-de-bico, pimentão vermelho, berinjela, pepino e hortelã. Esse vinagrete, chamado de Harissa, é preparado com azeite, limão, semente de coentro, cominho em grão, semente de erva-doce, pimenta dedo-de-moça, alho, pimenta caiena, sal e mostarda Dijon. Uma agradável mistura de sabores e texturas, tornando a entrada bem interessante com apreciável frescor.

De prato principal, cordeiro, carne jamais servida na casa, embora fosse uma vontade antiga do chef. A ideia de um menu temático que homenageia o norte da África foi a ocasião perfeita para essa inclusão. Assim, entrou como o prato principal dessa sequência, o Tajine d’agneau. Tajine é tanto um prato típico de diversos países dessa parte da África – um guisado de carnes e legumes – quanto da panela em que é cozido e servido, de barro terracota, com uma abertura em cima, feito chaminé.

No caso do L’Épicerie, o cozimento do pernil do cordeiro foi em panela normal, mas bem lentamente e em baixa temperatura. É servido em molho ras el hanout (uma mistura de especiarias que varia conforme o cozinheiro e que aqui leva semente de coentro, pistilos de açafrão, canela, cardamomo, cravo, noz-moscada, gengibre e cúrcuma), com ameixas, amêndoas e couscous marroquino. Para o preparo do molho do cordeiro, além desse mix de especiarias, foram acrescidos demi-glace de carneiro e mel.

Muito apetitoso e com os temperos na medida certa, sem o risco de passarem por cima do sabor da carne de cordeiro. O toque da demi-glace da carne de carneiro – e não de boi, a tradicional – enfatiza ainda mais o paladar final.

Para sobremesa, uma releitura do clássico Crème brûlée. Nessa versão, é preparado com água de flor de laranjeira, canela e mel, que mexem sensivelmente no sabor e causam intrigante surpresa a quem está acostumado apenas com pequenas variações da receita tradicional.

O Menu Soleil completo está disponível no cardápio ao custo de R$ 92,00 + serviço.

Crème brûlée, com água de flor de laranjeira, canela e mel. (Foto/ Divulgação)

Bistrot L’Épicerie

Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho

Fone: (41) 3079-1889 (reservas após às 16h)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]