• Carregando...
A moela de tainha é uma iguaria consumida no sul do país, mas ainda ignorada por muitos. É estrela do cardápio desta quinta-feira no La Boca. (Fotos/ Divulgação)
A moela de tainha é uma iguaria consumida no sul do país, mas ainda ignorada por muitos. É estrela do cardápio desta quinta-feira no La Boca. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Pena que a informação chegou muito em cima da hora. Já começou nesta quarta-feira (21), mas tem repique na quinta e, sendo assim, vale o registro.

O chef Guti Ribas, do La Boca Gastrobar, decidiu dar uma provocada, com a inclusão de alguns pratos especiais no seu cardápio. Todos aproveitando partes, digamos, menos nobre de pescados. Um deles foi a Bochecha de linguado, prato que informa ser muito tradicional no País Basco (Espanha) – lá, porém, o peixe utilizado é outro, o sardo. E aí fiquei até curioso para saber como seria, pois, ao contrário do sardo, o linguado é um peixe achatado, com uma bochecha minúscula. Mas se o chef falou, está dito.

Por aqui ainda é mais comum encontrar bochecha de tamboril, o peixe-sapo, que realmente é uma iguaria. A bochecha, de uma forma geral, tem mais colágeno que gordura e, por isso, é macia e desmancha fácil na boca. No La Boca o prato foi servido com molho de manteiga e limão.

Outra guloseima é o Marisco All’arrabbiata (molho de tomate levemente picante). Os mariscos frescos chegaram nesta quarta mesmo de Santa Catarina, para consumo imediato.

Sabores da quinta

Mas, para não ficar apenas nisso, também entrou em cartaz a Moela de tainha. É apreciada e bastante consumida no Paraná e em Santa Catarina, principalmente durante a temporada de inverno. Famosa pelas ovas (com as quais se faz a bottarga), a tainha é a única espécie que tem a moela, órgão digestivo encontrado nas aves.

Nesta quinta-feira (22), o La Boca apresentará pratos com moela e também com fígado de tainha. O fígado será servido frito e, a moela, ao molho, por R$ 20.

Guti Ribas aprendeu a cozinhar miúdos de pescados no sudeste da Inglaterra, onde morou e estudou gastronomia. Quem for ao La Boca certamente pode esperar sabores surpreendentes e texturas bem diferentes.

La Boca

Rua Visconde do Rio Branco, 367 –Mercês

Fone: (41) 3323-5147

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]