• Carregando...
Os vinhos do Douro e do Alentejo programados para a degustação seguida de jantar harmonizado na Vino! Batel.
Os vinhos do Douro e do Alentejo programados para a degustação seguida de jantar harmonizado na Vino! Batel. | Foto:

O acolhedor espaço da Vino! Batel, onde haverá a degustação orientada de vinhos portugueses na terça-feira. (Foto/ Valterci Santos)

Raphael Zanette, sócio-proprietário da Vino! Batel e um grande entendedor de vinhos. (Foto/ Divulgação)

É cada vez maior o interesse das pessoas pelos vinhos, pela história deles, pelas uvas, pelas cepas, pelos processos de fermentação e pelo resultado final de tanques de aço e barricas.

Ao contrário de tempos de dantes, hoje o apreciador do vinho (e é uma corrente que cresce em progressão geométrica) quer saber e entender do que está provando ou consumindo. Vai daí que grandes revendedores e importadores diretos, como os supermercados (Festval, em especial) têm presentes em seus estandes de venda sempre um sommelier, pronto para informar, instruir ou orientar o consumidor em suas compras.

Por isso há uma oferta sempre presente de jantares harmonizados ou de degustações de garrafas específicas de algum país ou alguma vinícola. E o interesse por elas cresce na mesma proporção, pelos atalhos propostos a quem até dias atrás só se interessava em comprar uma garrafa de vinho para acompanhar a refeição e hoje já questiona se seria ou não compatível com a comida que será servida.

Por essas e outras, os encontros enogastronômicos são muito bem recebidos. Como certamente o será esse programado pela Vino! Batel para a próxima terça-feira (10), focando as duas regiões produtoras de vinhos mais importantes de Portugal, Douro e Alentejo.

A degustação será acompanhada por um bate-papo com o especialista Raphael Zanette, um dos sócios da casa, e o roteiro da noite contará com quatro vinhos, dois brancos e dois tintos, mais jantar harmonizado.

Especialista em vinhos, com 15 anos de experiência e dezenas de viagens a Portugal no currículo, o restaurateur Raphael Zanette vai contar detalhes sobre as regiões, produtores e seus grandes vinhos, numa conversa informal, bem ao estilo da rede de lojas Vino!, fundada por ele.

Os vinhos selecionados para o evento representam bem o momento atual da produção portuguesa. São eles, Alento Branco 2016, Alento Tinto 2015, Quinta Nova Pomares Tinto Douro 2015 e Quinta Nova Pomares Branco 2015.

Os dois rótulos da Alento são produzidos pela Adega do Monte Branco, na localidade de Estremoz, e levam assinatura do produtor Luís Louro, que buscou exprimir todo o potencial das castas portuguesas da região do Alentejo, no centro-sul português.

Já os vinhos Pomares são intensos, envolventes e sedutores, como o caráter da paisagem que os vê nascer, a região do vale do Rio Douro. Localizada no nordeste de Portugal, a acidentada paisagem está entre as mais belas do país. Ali que a vinícola Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo cria seus vinhos que expressam toda a força de seu terroir.

Depois do bate-papo com as degustações haverá um jantar harmonizado, com um dos pratos de maior sucesso da casa, a Polentinha cremosa com ragu de costela.

O encontro está marcado para começar às 20h e o preço é de R$ 90 por pessoa (incluindo os vinhos do roteiro e prato), mais 10%. A casa recomenda reserva prévia com pagamento antecipado, por conta do rápido esgotamento das reservas em edições anteriores.

Certamente será um belo e saboroso passeio por duas lindas regiões de Portugal. Com uma nova sensação a cada taça.

Vino! Batel

Rua Comendador Araújo, 891 – (Shopping Hauer, loja 5) – Batel

Informações e reservas: (41) 3359-1077

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]