• Carregando...
Que tal uma canela de cordeiro nessa Páscoa?
| Foto:
Canela-de-cordeiro-ao-vinho

Canela de cordeiro ao vinho tinto, a sugestão para o almoço de Páscoa. (Foto/ Anacreon de Téos)

A grande maioria relaciona a Páscoa com o bacalhau. Mas nem presta atenção direito, pois o bacalhau costuma ser servido na Sexta-feira Santa, último dia da Quaresma, quando comer peixe é uma recomendação sagrada. Do sábado em diante a carne vermelha está novamente liberada e aí, na Páscoa, não é mais o bacalhau que impera.

Claro que muita gente parte para o churrasco, uma instituição nacional e que, felizmente, nos últimos tempos vem ganhando alguns tons mais nobres, com carnes melhores e outros complementos à altura.

Mas o símbolo da Páscoa é o cordeiro, com histórico desde os tempos bíblicos. O Antigo Testamento registra a comemoração da passagem do Mar Vermelho pelos judeus, deixando o Egito, onde eram escravos. O cordeiro era sacrificado no templo, no primeiro dia da Páscoa, como memorial da libertação do Egito, na qual o sangue do cordeiro foi o sinal que livrou os seus primogênitos.

O costume se arraigou por outros povos, especialmente entre os católicos, que não comiam carne durante a Quaresma (ultimamente não mais tanto, mas preservam basicamente a Semana Santa) e tinham no domingo da ressurreição justamente a data para consumir o cordeiro, símbolo da ressurreição, o “cordeiro de Deus”.

Nada mais inspirador, portanto, para um cordeiro no almoço de amanhã, depois dos peixes e do bacalhau da Sexta-feira Santa.

O tradicional era o cordeiro inteiro – ou pelo menos um de seus quartos. Mas a sugestão desse blogueiro se limita a apenas um pedaço de seu quarto, a canela, que os franceses chamam de “jarret” e os italianos denominam “stinco”. É peça muito saborosa, que requer cozimento lento e fogo baixo. Necessita paciência, claro, mas o resultado é altamente compensador.

Como costuma ser encontrado basicamente congelado nos melhores açougues da cidade, convém comprar já nessa manhã de sábado, para permitir o descongelamento natural (sempre na geladeira) e seu preparo na manhã do domingo para fazer um inesquecível almoço de Páscoa.

Essa receita vem comigo há anos (e palavra que tentei pesquisar agora para ver de onde tirei, mas não consegui). Mas a combinação de sabores do vinho tinto, com as ervas e o toque final das ameixas é muito interessante. Vale a pena experimentar e ter um domingo de Páscoa diferenciado.

Vamos à receita?

 

Canela de cordeiro ao vinho tinto, com ervas e frutas secas

Canela-de-cordeiro-ao-vinhoIngredientes

½ xícara de farinha de trigo

6 canelas de cordeiro

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 cenouras, finamente picadas

1 cebola, finamente picada

1 talo de salsão, finamente picado

3 colheres (sopa) de manjericão picado

2 colheres (sopa) de tomilho picado

4 dentes de alho picados

2 xícaras de caldo de galinha

2 xícaras de vinho tinto

250 g de ameixas pretas sem sementes, picadas

200 g de purê de tomate

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

 

Preparo

 

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Ponha a farinha em uma tigela rasa e passe a carne por elas, recobrindo em todos os pontos. Tempere com sal e pimenta.

Em uma grande panela de ferro sobre fogo médio-alto aqueça 2 colheres de azeite. Junte três peças de carneiro e depois as outras três e doure cada uma de todos os lados, por cerca de 8 minutos. Transfira as peças para uma assadeira.

Reduza a chama para fogo médio e despeje as duas colheres restantes de azeite na panela. Adicione a cenoura, a cebola, o salsão, o manjericão e o tomilho e refogue, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais estejam tenros – de 6 a 8 minutos. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 minuto.

Misture o caldo de galinha, o vinho, as ameixas, o purê e o extrato de tomate com o refogado da panela. Cozinhe em fogo baixo com alguns minutos de fervura e despeje, a seguir, sobre a carne na assadeira. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 2 horas, até que a carne esteja bem macia, começando a soltar do osso.

Transfira o cordeiro para um prato de servir e cubra-o com o papel-alumínio. Remova a gordura da superfície do molho que se formou na forma. Ponha o molho em uma panela e leve ao fogo médio para reduzir até a metade – cerca de 20 minutos. Verifique e corrija o tempero e despeje o molho sobre a carne.

Sirva acompanhado de couscous com ervas, que pode ser feito seguindo as instruções da embalagem (1 ½ xícara), adicionando 1 colher (sopa) de hortelã fresca picada, 2 colheres (sopa) de salsinha picada e misturando bem com um garfo.

 

Rendimento: 6 porções.

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]