• Carregando...
Queijos da Serra da Canastra em Curitiba
| Foto:

Queijos da Serra da Canastra estarão à venda em Curitiba, na festa da DUM Cervejaria. (Foto/ Divulgação)

O Queijo Caseirinho será feito no próprio evento. (Foto/ Divulgação)

Ainda tem um tempinho, mas a notícia é tão saborosa que não vale a pena segurar. Acontece no fim do mês, dia 23, a Dum Day VI, a já tradicional festa para celebrar o aniversário da DUM Cervejaria. E o que marca a diferença, neste ano, é a presença de dois dos mais cultuados produtores de queijos especiais do país, que vão fazer parte das opções gastronômicas do festival, marcado para o salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer.

Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra (MG) e Diego Martins, da Caseirinho Queijos Especiais (SP), estarão em Curitiba apresentando algumas de suas criações.

A Estância Capim Canastra é conhecida por fornecer para restaurantes de chefs como Alex Atala, Henrique Fogaça e Olivier Anquier, entre outros. No evento do MON será apresentado o primeiro queijo brasileiro premiado no Mondial du Fromage de Tours (França) – salão internacional de queijos e produtos lácteos -, lavado com a cerveja Petroleum. Serão 50 peças produzidas com a bebida, que deu um sabor mais adocicado e de textura suavizada. O queijo tradicional da marca também estará à venda.

Foto: Hugo Cordeiro. Propriedade de Armazém São Roque, direitos reservados.

O queijo da Estância Capim Canastra é uma referência nacional. (Foto/ Divulgação)

Com tradição de 250 anos, a produção de queijo na Serra da Canastra, em Minas Gerais, tornou-se uma indicação geográfica tombada como patrimônio histórico, com produção muito restrita.

Martins, da Caseirinho, fará uma aula-show de produção, com técnica que aprendeu aos 12 anos, com receita de família. Ele fará o queijo na hora, esticando a massa para depois fazer os nozinhos e tranças. O queijeiro expõe também a Próvola, peça que se assemelha ao Provolone, mas com diferente fermentação e sem ser defumado. Fecha as apresentações o queijo mantegueiro, com manteiga produzida a partir do creme do soro do queijo e servido dentro da peça.

DUM Day

O Dum Day VI acontece do meio-dia às 22h do sábado (23) e a entrada, que dá direito a um copo exclusivo da festa, desenvolvido pela Cristal Blumenau, é de R$ 50, no segundo lote.

Essa é a segunda vez que o DUM DAY será realizado no MON. Na edição anterior, mais de 2 mil pessoas passaram pela festa.

A DUM Cervejaria é fruto da união entre os cervejeiros caseiros curitibanos Murilo Foltran, Luiz Felipe Araújo e Júlio Moutinho, que, em 2010, se uniram para começar a fabricar cervejas especiais em casa para consumo próprio. Após o sucesso de suas produções, os cervejeiros se organizaram e começaram a fabricar suas fórmulas em escala industrial.

Nestes cinco anos de atividade, a DUM já produziu mais de 14 cervejas diferentes. Entre as cervejas produzidas, merecem destaque: Karel IV, Jan Kubiš, Grand Cru e a famosa Petroleum.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]