• Carregando...
Tuna Matsuri, o saboroso festival do Tuna aos sábados
| Foto:

O contrafilé grelhado, fatiado, com os devidos acompanhamentos. Um dos astros do festival de sábado do Tuna. (Foto/ Divulgação)

Agora todo sábado tem um Festival muito especial no Tuna. Matsuri, que é como se chama festival em japonês e como se denominam aquelas grandes e coloridas festas por eles realizadas.

O do Tuna, evidentemente, é todo gastronômico, com uma interessante oferta de sabores orientais, para todos os gostos. O Tuna Matsuri propõe ao cliente escolher uma das opções de pratos principais entre Combinado, Hambúrguer de salmão, Frango confitado, Peixe do dia grelhado, Cogumelos grelhados, Tempurá de camarão e Contrafilé grelhado, com valores fixos entre R$ 59 e R$ 79. Para compor a refeição completa, também poderá consumir entradas, acompanhamentos e sobremesas à vontade.

A ideia é sugerir ao cliente fugir um pouco da obviedade do consumo por parte do brasileiro de um modo geral, optando apenas por sushis, sashimis ou combinados ou um Tempurá ou Yakisoba muito lá de vem em quando. Com esse festival, o restaurante pretende mostrar a maneira japonesa à mesa, misturando quentes e frios num verdadeiro festival de sabores e texturas.

Escolhido o prato principal, chegam à mesa algumas opções de entradas, sem necessidade de o cliente pedir: missoshiro, sunomomo (salada japonesa de pepino), conserva de beterraba, chips de raízes (lótus, batata, batata-doce) e cogumelos na manteiga.

Aí, vindo o prato principal, o cliente pode escolher à vontade entre outros complementos quentes, como Rolinho Primavera e Tempurá de legumes, e frios, como uramakis, hossomakis e temakis. E mais a sobremesa, é claro.

Ao todo são 25 preparos diferentes, elaborados com ingredientes frescos e selecionados e fiéis às técnicas de arranjo tradicionais praticadas no Japão.

A primeira edição do Tuna Matsuri será neste sábado (30), das 12h às 15h, e dali em diante ocorrerá em todos os sábados subsequentes.

O Tuna

Inaugurado no ano passado, o Tuna marcou de pronto pela ousadia e pela criatividade em lidar com a comida japonesa. A começar, na ocasião, pela então intrigante combinação entre atum selado com foie gras e molho tarê, por exemplo – depois difundida também em outras casas orientais – ou pelo joy de gema de ovo de codorna, hoje já mais espalhado por aí. Ainda entre os sushis, o atrevimento vinha no agulhão selado com trufas negras e massago. Também as Ostras ponzu com espuma de wasabi impressionaram, assim como o guioza de pato confit e dedo-de-moça.

Boa parte disso está por lá ainda, para fugir da mesmice.

O menu inicial foi assinado pelo chef Koji Yokomizo, um dos nomes mais renomados da cozinha nipônica no Brasil, que comanda também o respeitado By Koji, em São Paulo e que ainda hoje dá uma conferida no andamento das coisas.

Na cozinha, que teve assessoria inicial do chef Rodrigo do Prado, a responsabilidade é do chef André Fontana, de bom currículo em Curitiba, com passagens por C La Vie, Estofaria Bar, Cantina do Délio e Hotéis Bourbon, entre outros.

No balcão, os sushimen são os irmãos Rômulo (o chefe), Rafael e Rodolfo Souto, que também mandam muito bem.

E, no ambiente, linhas modernas, coloridas e atraentes, a lembrar algum dos mais contemporâneos pontos nova-iorquinos da atualidade.

De uns tempos para cá o restaurante ganhou um aliado importante: o chef Rodrigo Martins, uma das principais referências no país na administração de restaurantes. Além do chef inspirado que é, na criação de pratos e de menus, Martins é um especialista na gestão de restaurantes e tem apontado alguns atalhos interessantes para facilitar a administração do Tuna, um upgrade que dá um impulso de retomada à casa.

E o resultado de tudo isso pode ser apreciado a qualquer momento. Agora, em especial, nessa proposta dos sábados, realmente bem interessante.

O descolado ambiente do Tuna, convidativo, atraente e aconchegante. (Foto/ Divulgação)

Tuna

Rua Heitor Stockler de França, 396 – Centro Cívico

Fone: (41) 3532-5002

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]