• Carregando...
Azeite muito saboroso em embalagem charmosa, para fazer bem aos olhos e ao paladar
| Foto:

Azeite de Oliva Paganini Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani – azeite saboroso em linda embalagem.

Aqui no Brasil ainda é recente, mas lá fora já se cultua o azeite há algum tempo. Deixou de ser apenas um acessório complementar em alguns pratos da boa cozinha, para fritar ou refogar ou ainda temperar uma salada. Passou, sim, a ser protagonista, quando não estrela principal.

E agora, felizmente, estamos conseguir descontar esse atraso, com o lançamento de produtos muito interessantes e personais, refletindo as origens, o terroir e as influências de cada azeite, permitindo as comparações e a constatação das diferenças entre eles.

A novidade mais recente é o Azeite de Oliva Paganini Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani, lançamento da Paganini Gastronomia

É fabricado, como o próprio nome diz, na região da Úmbria, no centro da Itália. Entre suas características, apresenta coloração esverdeada com toques amarelos e os intensos aromas frutados. Tive a oportunidade de experimentar e constatei que, na boca, destaca-se pela sensação picante e o toque de amargor no final, que o material de divulgação do produto informa ser característico das azeitonas Moraiolo (20%), San Felice, Frantoio e Leccino (80%), as permitidas para a Denominação de Origem Protegida Úmbria, na região demarcada como Colli Martani. A acidez máxima é de 0,65%.

O rigoroso controle de qualidade da DOP Úmbria exige que as azeitonas sejam colhidas até 31 de dezembro de cada ano, para então dar-se o processo que origina esse azeite de personalidade única.

A embalagem de cerâmica (500 ml) é puro charme, produzida artesanalmente e pintada à mão. Que dá para ser guardada, exposta ou reaproveitada, de tão bonita que é.

As recomendações de consumo – além de puro, com um bom pão italiano, conforme fiz: excelente para cozimento, esse azeite acompanha carnes assadas, bruschettas, molhos e pratos finalizados, exaltando seus sabores. Também em temperos crus, como saladas e legumes, terá destacado seus aromas frutados.

O lançamento do Azeite de Oliva Paganini Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani vem compor o portfólio de azeites Paganini Gastronomia no Brasil que, nesse segmento, já conta com o Azeite de Oliva Extra Virgem Paganini, o Azeite de Oliva Extra Virgem Il Grezzo Paganini e a linha de saborizados.

Importado pela Porto a Porto, já se encontra no mercado brasileiro, em lojas e delicatessens, ao preço sugerido de R$ 123.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]