• Carregando...
Uma semana de intensos sabores no aniversário de Curitiba
| Foto:

Os chefs de cozinha e o prefeito Rafael Greca, no encontro preparatório para os eventos gastronômicos do aniversário de Curitiba. (Foto/ Joel Rocha-SMCS)

Começa nesta segunda-feira (26) uma grande jornada de sabores em Curitiba. Para celebrar o aniversário da cidade, alguns dos principais chefs de cozinha de restaurantes premiados da capital paranaense estarão dando aulas-show nos diversos equipamentos administrados pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, com o objetivo de integrar os consumidores aos produtos comercializados nestes espaços públicos.

A proposta aceita pelos chefs foi a de apresentar aos clientes de feiras, mercados, sacolões e Armazéns da Família alternativas de aproveitamento de todos os produtos ali comercializados, sem a necessidade de requisitar ingredientes adquiridos em outros locais.

A programação será iniciada na noite desta segunda, com a presenta do chef Dudu Sperandio (Ernesto Ristorante, Pizzaria Funiculì e Restaurante Quanto Basta), que vai cozinhar da Nossa Feira da Praça 19 de Dezembro. A feira funciona das 17h às 21h e o cozinheiro estará em ação por volta das 19h, apresentando e executando seu prato na unidade móvel da SMAB.

Na terça estarão em ação dois chefs. Pela manhã, na Horta do Rio Bonito – uma bela ação social da secretaria no Tatuquara/Campo de Santana) -, Manu Buffara (Restaurante Manu), hoje a grande expressão da cidade na gastronomia nacional e internacional, vai cozinhar com os vegetais colhidos na horta comunitária, em evento que terá a presença do prefeito Rafael Greca, que vai, junto com Manu lançar o projeto “Horta do Chef”, que deverá aproximar os principais cozinheiros profissionais da cidade das famílias responsáveis pelas hortas públicas, com o aproveitamento de seus produtos nos restaurantes curitibanos. À noite, na Piazza San Marco, em Santa Felicidade, o chef escalado é Beto Madalosso (Forneria Copacabana) – e nada mais lógico do que um Madalosso cozinhando no bairro gastronômico da cidade.

Os chefs escalados para a quarta-feira são Gabriela Carvalho e Délio Canabrava. Gabriela (Restaurante Quintana) está escalada para o Armazém da Família da Vila Sandra em função que acontece à tarde, com o aproveitamento dos ingredientes oferecidos a preços especiais para famílias credenciadas e com comprovação de limite de renda. Délio (Cantina do Délio) cozinha na Feira Noturna do Hugo Lange, situada em próxima de seu restaurante.

A saborosa atração da quinta-feira ficará a cargo de Ivan Lopes (Mukeka), que vai dar seu toque pessoal ao cardápio do Restaurante Popular (que serve refeição a R$ 2), incrementando o frango com a inclusão do quiabo e dando um toque especial no feijão com a crocância do maxixe.

Sexta os eventos começam com Joy Perine (ex-Zea Maïs e atualmente professora de gastronomia na OPET) apresentando seu prato no Mercado do Cajuru (uma gracinha de mercado, praticamente uma réplica menor do Mercado Municipal). Será no fim da manhã, porque à noite será a vez de Zico Garcês (Restaurante Bar do Pachá) fazer um ceviche na Feira da Ucrânia.

Já o sábado será destinado a dois jovens chefs. O primeiro em ação será Kauê Henrique, chef prodígio do Restaurante Vindouro, que pretende fazer um prato de família, uma polenta cremosa com ragu de salame colonial, apostando nos dias mais frios deste início de outono. Em seguida, no Mercado Municipal, Lênin Palhano (Nomade, Nomaa Hotel) – hoje o nome mais criativo da gastronomia curitibana – fará pratos à base de carne bovina e já encomendou, para tal, bochechas de boi ao Espaço Angus Prime, o top das carnes do mercadão.

Os eventos da semana serão concluídos no domingo, justamente com o principal cozinheiro que os paranaenses aprenderam a admirar. Celso Freire, que foi o grande revoluncionário da cozinha em Curitiba, a partir de seu Boulevard, na virada para os anos 90 e hoje comanda a Celso Freire Gastronomia, especializada em eventos, assume o comando das panelas na feira da Praça 29 de março. Foi escolhido para tal por duas razões: por cozinhar na praça que tem a data do aniversário de Curitiba e por também fazer aniversário dia 29 de março. Será, certamente, uma grande festa de encerramento (encerramento em termos, pois na semana que vem, dia 8 de abril, ainda incluída neste calendário, Eva dos Santos, chef do Grupo Victor, vai cozinhar com os produtos da Feira de Orgânicos do Passeio Público).

Uma grande jornada de sabores, uma maratona culinária, portanto. Que certamente vai atrair o curitibano interessado em boa comida, pela possibilidade de contato direto com esses cozinheiros incríveis que estarão homenageando Curitiba pela passagem de seu aniversário.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]