• Carregando...
Whisky japonês? Se duvida, vá terça degustar na Adega Brasil
| Foto:
SUNTORY-HIBIKI-Whisky

Um dos rótulos do Suntory whisky. Terça-feira tem degustação na Adega Brasil.

Tempos atrás fui convidado a experimentar uns vinhos chineses (sim, até isso eles já estão fazendo). Fui, é claro, todo cheio de preconceito, achando que não teria grande coisa pela frente. Chegando na hora, constatei que realmente o vinho era bem fraquinho – para não dizer um pouco mais.

Pois agora vem aí outro convite, só que com os japoneses. E aí o buraco é mais em cima. Na terça-feira que vem (14), a Adega Brasil Delicatessen, habituada a sempre apresentar o mundo dos vinhos, traz para degustação um uísque japonês. Uísque japonês, isso mesmo, o Suntory Whisky, fabricado pela destilaria Yamazaki.

Curiosidade total, pois há quem garanta ser impossível fabricar uísque (whisky) fora da Escócia. Tanto que os norte-americanos chamam o deles de whiskey, herdado da tradição irlandesa, até mesmo por conta da diferença na composição. O escocês whisky é produzido à base de cevada maltada, cevada não maltada e milho. Já o whiskey, da Irlanda leva cevada e aroma de turfa, enquanto o dos EUA, o básico Bourbon, tem no milho seu ingrediente principal.

O Suntory é um single malt e, até mesmo por isso, está utilizando a denominação whisky para seu produto.

A Suntory Whisky

A história do whisky produzido no Japão começa em 1907, quando Shinjiro Torii, jovem empresário de Osaka, começou a produzir um tipo de vinho. Contam que ele armazenou álcool utilizado na produção dentro de um barril de vinho – e ali esqueceu. Alguns anos depois, para descobrir o que era aquele líquido, ele provou e acabou percebendo os efeitos do envelhecimento na bebida. Depois desse episódio, Torii propôs que sua empresa (agora chamada Kotobukiya) fabricasse whisky. A diretoria foi contra, alegando ser impossível fabricar whisky de verdade fora da Escócia ou Irlanda e que a construção de uma destilaria seria muito cara.

Mesmo assim, Torii pesquisou um local no Japão que reunisse as melhores condições ambientais para a fabricação do whisky. Em 1923, foi construída a destilaria Yamazaki nos arredores de Kyoto, cuja água pura foi considerada determinante para o êxito do projeto. Para completar, Torii contratou Masataka Taketsuru, especialista em whisky que estudara na Escócia. Em 1929, a empresa lançou o primeiro whisky fabricado no Japão – já sob o nome Suntory.

A degustação

Contando com as presenças de Celso Ishiy e Cintia Katto, embaixadores da Suntory Whisky, que, além do destilado, também vai oferecer saquês da marca, a degustação da próxima terça-feira será aberta ao público, das 19h30 às 22h.

É uma boa ocasião para tirar uma cisma: a de ser ou não possível existir uísque fabricado fora da Escócia. Quem vai encarar?

 

Adega Brasil Delicatessen e Presentes

Avenida Cândido Hartmann, 1485 – Mercês

Fone: (41) 3014-0796

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]