• Carregando...

(Colaboração da Suélen Cruz)

É agora em junho que a Casa Cor Paraná abre suas portas e mostra ao público 40 e poucos ambientes que reúnem as maiores tendências de decoração. O evento tem início no dia 23 de junho e termina no dia 9 de agosto.

Para quem gosta da temática, acompanhar a mostra é bem interessante. Tem tanta ideia bacana, combinações, design, novos revestimentos, que dá vontade de morar na Casa Cor. Mas como podemos absorver as tendências da mostra e aplicá-las em casa sem ter que desembolsar milhões?

O segredo é observar cada ambiente com olhares criativos. Como fazer isso? Não é preciso renovar a casa toda a cada mostra, o importante é saber observar as soluções e composições propostas. O evento já acontece em São Paulo, Goiás e Santa Catarina. Se você anda pensando em mudar algum ambiente de casa, vale a pena ver o que está rolando nos eventos.

Como a nossa proposta aqui é facilitar a sua vida, resolvemos comentar sobre alguns ambientes da Casa Cor São Paulo e como você pode transformar cada ideia para seu canto particular. Sempre é possível encaixar as tendências para qualquer bolso, seja comprando uma peça ou fazendo adaptações (e por que não?) dos móveis que você já tem. Vamos lá?

Fernando Piva, Loft Cosmopolita. / Crédito: Divulgação.

Fernando Piva, Loft Cosmopolita. / Crédito: Divulgação.

Nesse ambiente do arquiteto Fernando Piva podemos observar duas ideias legais: o uso da paleta de cores e a disposição dos quadros na parede. Os pontos de destaque na parede são os tons escolhidos para cada quadro. O verde entra em harmonia com o azul logo ao lado e também com o cinza neutro do mobiliário. Vale lembrar que o cinza está bem em alta, é o neutro do momento. Ele foi destaque na feira de Milão deste ano. Fechando o ambiente está o revestimento em madeira no piso.

Roberto Migotto, Espaço Brasil de Pau a Pique.  / Crédito: Divulgação.

Roberto Migotto, Espaço Brasil de Pau a Pique. / Crédito: Divulgação.

O revestimento em pau a pique é um dos destaques do jardim de inverno desse ambiente. E tem tudo a ver com o tema da Casa Cor desse ano, que é Brasilidade. O arquiteto Roberto Migotto brinca com as cores e, o mais interessante, utiliza vegetação típica brasileira. O uso das nossas plantas facilita muito a manutenção dos jardins. O clima já é ideal, as mudas são mais em conta, as informações para os cuidados são muito mais fáceis de achar. Outro elemento que podemos adaptar para a nossa casa é esse biombo vazado, que nesse ambiente funciona emoldurando a sala e filtrando a iluminação.

Mayara Clá e Natasha Haddad, Ateliê do Enxoval. / Crédito: Divulgação.

Mayara Clá e Natasha Haddad, Ateliê do Enxoval. / Crédito: Divulgação.

Mais uma vez temos uma base monocromática aqui nesse espaço, da mesma forma também podemos ver o uso do elemento vazado de novo. O cinza é a base neutra nesse ambiente e as cores berinjela e verde foram pontuadas nos pufes. Colorir a casa usando essa mesma lógica é bem interessante, principalmente quando se mora num alugado (você não precisa necessariamente pintar as paredes).

Paola Ribeiro, Suíte do Colecionador. / Crédito: Divulgação.

Paola Ribeiro, Suíte do Colecionador. / Crédito: Divulgação.

Aqui nesse ambiente da Paola Ribeiro podemos ver como os diferentes elementos entram em harmonia. Tem objetos e mobiliário mais clássico? Tem. Mas o interessante é que eles foram combinados com peças de uma linha mais contemporânea. Então, se a sua casa tem a pegada mais clássica, é possível quebrar um pouco o estilo e modernizar fazendo essa mistura de estilo.

Bia de Abreu, Jardim do Lounge. / Crédito: Divulgação.

Bia de Abreu, Jardim do Lounge. / Crédito: Divulgação.

Nas áreas externas da mostra também têm bastante inspiração para quintais, jardins, áreas externas. O uso das plantas nesses espaços é importante para criar um clima de aconchego, de lar mesmo. O Jardim do Lounge projetado pela arquiteta Bia de Abreu usa flores brasileiras. Os seixos, pérgolas e vasos de cimento trazem aquela nostalgia da casa da vó.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]