• Carregando...
Arrumando a mesa da maneira mais completa. / Crédito: arquivo pessoal

Arrumando a mesa da maneira mais completa. / Crédito: arquivo pessoal

Antes de mais nada, é CLARO que essas convenções de serviço a mesa não precisam ser seguidas todo o tempo. Nem eu, e muito menos você, tem tempo suficiente para planejar uma mesa mega elaborada todos os dias. Só que… se você é uma pessoa que gosta de receber e quer sempre estar atenta aos detalhes, é legal saber como a arrumação funciona. Bacana também conhecer para poder entender a lógica disso tudo quando for a um evento mais formal.

Só não podemos esquecer que o importante é receber sempre seus amigos e familiares da melhor maneira,  fazer com que todos se sintam confortáveis à mesa. Se você acha que seus convidados vão ficar incomodados com toda formalidade, um prato bonito, talheres e copos é o ideal. É imprescindível  ter bom senso nessas horas.

Eu separei a arrumação em cinco etapas e tive todo o cuidado de explicar bem direitinho porque já vi muito site e blog por aí falando sobre a organização da mesa com muita informação errada. Vamos aos passos:

1. Sousplat e pratos

O sousplat, aquele apoio para o prato, é meramente decorativo. Se você quiser dar uma incrementada na decoração, vale a pena investir num jogo. Ele pode ser de metal, espelho, ou até mais rústico, com tramas. Já os pratos seguem a ordem do cardápio do jantar. No exemplo que eu coloquei, o prato fundo fica logo acima do raso. Mas, se você não for servir nenhum caldo ou algo do gênero, não precisa deixá-lo na mesa. Também é importante lembrar que se o serviço da refeição possui “X” pratos, você não precisa deixar na mesa a quantidade “X”. Um, ou no máximo dois, se o de cima for o prato fundo, é suficiente.

2. Talheres

Talheres seguem também a ordem do cardápio. No nosso exemplo, é possível perceber que a primeira refeição será um caldo, seguido de um peixe, e depois de um outro prato qualquer. Logo depois, teremos duas sobremesas, uma que usará garfo e a outra, colher. Então, a regra é simples, começa sempre de fora para dentro. Legal ressaltar que, para quem for arrumar a mesa, a lâmina da faca fica virada para o lado do prato. Garfos sempre do lado esquerdo, facas do lado direito.

3. Taças

Ao contrário do que dizem muitos sites e blogs por aí, as taças seguem também a ordem das bebidas que são harmonizadas com os pratos do cardápio. E a primeira taça, a que fica mais próxima do comensal, é a de água. Foi convencionado isso porque a água é a bebida mais consumida, teoricamente, nas refeições. No nosso exemplo, podemos ver que logo depois da taça de água, vem a de espumante, a outra de vinho branco, e a de vinho tinto por último. Você pode colocar todas as taças do jantar na mesa, se não forem muitas, ou deixar só duas – a de água e da bebida que está harmonizando com o prato que é servido no momento.

4. Guardanapo

O guardanapo é simples. Ou ele fica do lado esquerdo do prato, ou em cima (como temos no nosso exemplo). Você pode criar e deixar a decoração mais criativa fazendo uma dobradura diferente nele. Tem várias ideias bacanas no blog da Cecília Dale.

5. Prato para o pão

Ele fica sempre na parte esquerda e superior do prato. É um pratinho pequeno e precisa estar acompanhado de uma faquinha para cortar e, ou, passar algum patê ou manteiga (se for o caso).

**Extra**

Posto aqui para vocês também uma ideia para arrumar a mesa para um café, seja no período da manhã ou da tarde. A lógica também é a mesma.

Mesa para o café. / Crédito: arquivo pessoal

Mesa para o café. / Crédito: arquivo pessoal

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]