• Carregando...

Crédito da foto: Creative Commons

1. Registrar bons momentos – Pesquisadores da Davis University of California incentivaram um grupo de voluntários a escrever em um diário os fatos da semana. O segundo foi orientado a focar nas coisas ruins e o terceiro só nas boas. Após dez semanas, as pessoas do último grupo disseram-se mais otimistas e satisfeitas com suas vidas

2. Caminhar – Se o passeio for em contato com a natureza, melhor. A prática melhora a circulação, aumenta a resistência pulmonar, regula os batimentos cardíacos e ajuda a eliminar o excesso de cortisol, o hormônio do estresse.

3. Buscar cultura – Conferir exposições, participar de shows, pintar, tocar um instrumento, assistir a filmes ou ir ao teatro melhora rapidamente o nosso humor. Um estudo norueguês feito com 51 mil adultos provou que ir a eventos culturais diminui os níveis de depressão e ansiedade.

4. Estabelecer metas possíveis e escrevê-las – Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, envolveu mais de três mil pessoas e mostrou que escrever as metas que se pretende atingir aumenta em 22% as chances de elas serem alcançadas. Escrever sobre o que gostaríamos de falar em momentos de raiva também alivia a angústia e não traz os arrependimentos de uma discussão acalorada.

5. Ler – Não são poucas as investigações que mostram que ler gera incontáveis benefícios à mente, à carreira e ao desenvolvimento. A Universidade de Sussex, também do Reino Unido, indicou que ler por apenas seis minutos reduz o estresse em 60%. Se o conteúdo for relacionado às experiências de alguém que tenha descoberto ou feito algo surpreendente, melhor ainda.

6. Perdoar – As universidades de Luther College e da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, avaliaram o comportamento de 148 adultos e perceberam que pessoas com mais facilidade para perdoar a si mesmas e aos outros estão mais protegidas do estresse e da ocorrência de doenças mentais.

7. Conservar a juventude mental – Uma análise feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que evitar rótulos é um dos fatores mais importantes para se sentir feliz. Para os pesquisadores, pessoas que passam dos 60 anos e não se apegam às pequenas perdas naturais da idade, nem se entregam ao envelhecimento mental são mais felizes.

(Texto: Claudia Guadagnin)

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]