• Carregando...
Foto: Pexels
Foto: Pexels| Foto:

Admita: poucas coisas no seu cotidiano geram tanta curiosidade como uma simples viagem de avião. Você já parou para pensar em qual a razão para os comissários pedirem para você desligar seu smartphone ou deixá-lo em modo avião? E por que um voo no sentido contrário à rotação da Terra não é mais demorado do que um no sentido dela? Duas destas explicações foram dadas por pilotos norte-americanos ao site de perguntas e respostas Quora. Dá uma olhada:

Por que colocar o telefone em modo avião durante os voos?

Você já deve ter ouvido um ruído desagradável vindo de um sistema de áudio quando um telefone celular está perto. As emissões de rádio de um telefone podem ser muito fortes, até 8W; elas causam esse ruído. Eu já ouvi esse barulho enquanto voava. Não é algo crítico à segurança, mas é irritante com certeza. Claro, isso se atenua bastante da cabine ao rádio dos pilotos. No entanto, se 50 pessoas decidirem não desligar o seu celular, serão 50 aparelhos à procura de sinal com o máximo de potência. O que é muita poluição.

Nikita Schmidt, piloto particular.

 

Por que a rotação da Terra não afeta a duração dos voos no sentido oeste-leste?

A rotação da Terra influencia o tempo que você leva para ir de leste a oeste no seu quarto em relação a caminhar de oeste para leste? Por que você esperaria que a rotação da Terra influenciasse a duração de um voo? Se houvesse tal força, agiria sobre você na hora que você saltasse por um segundo. Na hora que pulasse, a Terra se movimentaria a 1.600 km/h e você cairia a 450m de onde pulou. Só que a atmosfera em torno da Terra gira com a Terra. Tudo no solo, na água ou no ar também gira à mesma velocidade da Terra. O que pode afetar o tempo de viagem leste-oeste versus oeste-leste são os ventos predominantes causados ​​pelo efeito Coriolis que, por sua vez, surge devido à rotação da Terra. Em algumas latitudes os ventos predominantes são para o oeste e, em outras latitudes, estão para o leste.

Robert Frost, instrutor e controlador de voo da Nasa.

 

LEIA TAMBÉM:

>>O mundo ganhou um cofre para salvar documentos do apocalipse

>>Stevie Wonder não é cego e outras teorias da conspiração

>>O mapa que você conhece está errado 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]