• Carregando...
Foto: VisualHunt
Foto: VisualHunt| Foto:
Foto: VisualHunt

Foto: VisualHunt

Você aparece sozinho e sorrindo em sua foto de perfil? Isso talvez mostre que você é uma pessoa com valores morais bem definidos. Sua foto não tem seu rosto? Bem, neste caso, talvez você seja um pouco neurótico.

Estas são duas das conclusões de um novo estudo, conduzido pela Universidade da Pensilvânia e apresentado na semana passada na Conferência Internacional de Web e Mídia Social, na Alemanha. Os responsáveis por ele analisaram mais de 66 mil usuários do Twitter para tentar descobrir o que suas imagens de perfil diziam sobre suas personalidades.

Para chegar a uma conclusão, os cientistas utilizaram cinco traços de personalidade: extroversão, instabilidade emocional, amabilidade, escrupulosidade (responsabilidade moral) e disposição para novas experiências.

Cada usuário submetido ao estudo teve uma boa quantidade de suas publicações no Twitter analisadas. Em alguns casos, 3.200 postagens no microblog foram estudadas. Uma parte dos 66 mil tuiteiros também passou por testes psicológicos tradicionais.

A conclusão de Daniel Preotiuc-Pietro, pós-doutor em Processos Naturais de Linguagem e líder da pesquisa, é que pessoas avaliadas como escrupulosas, com senso moral aguçado, tendem a aparecer sozinhas e sorrindo na foto de perfil. Usuários dispostos a novas experiências usavam fotos mais artísticas. Por sua vez, os neuróticos trocavam seu rosto por outras figuras ou imagens.

“Um aspecto muito importante de se medir a personalidade pelas mídias sociais é que é discreto. Você está diretamente observando o comportamento das pessoas, em vez de pedir que elas forneçam as informações “, disse Preotiuc-Pietro à revista New Scientist.

O estudo se soma a outras iniciativas que tomam o comportamento nas redes sociais como ponto central para detectar a personalidade. Em janeiro, uma parceria das universidades da Califórnia e Cambridge analisou o perfil psicológico das pessoas com base nas curtidas que elas davam no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]