• Carregando...
Foto: Pexels
Foto: Pexels| Foto:
Foto: Pexels

Foto: Pexels

Por que os cientistas não aconselham guardar tomates na geladeira? E por que se alguém está sentindo dor você também sente uma pontadinha? A ciência ajuda a responder algumas questões bem curiosas do dia a dia. Vamos a três delas:

1)Treinar uma tarefa mentalmente melhora a performance prática dela?

Funciona, concluiu estudo de Tadhg MacIntyre, um psicólogo esportivo da Universidade de Limerick, na Irlanda. Mas só se você já for bom na tarefa. Caso contrário, será um desastre. Por exemplo, ensaiar um pênalti mentalmente sem nunca ter batido um na vida real pode levar a reforçar técnicas erradas – já que você não conhece as certas. MacIntyre testou os efeitos do treinamento mental em vários esportistas e durante alguns anos.

>>>Você é um babaca? Faça o teste

2)Se alguém estiver sentindo dor perto de mim, eu posso começar a sentir também?

É uma possibilidade que os cientistas estão estudando. Pesquisadores norte-americanos descobriram que nos ratos, em casos isolados, isso acontece – o que abre a possibilidade para que ocorra também nos humanos. O grupo de estudos da Universidade de Portland avaliou que ratos que percebem dor em seus colegas de espécie tem 68% de chance de também sentir dor. Logo, concluiu que “a dor pode ser desenvolver sem um ferimento ou inflamação”, apenas com “pistas sociais”. As pesquisas em humanos ainda seguem…

>>>Conheça a imobiliária especializada em imóveis mal-assombrados

3)Devo guardar os tomates na geladeira?

Só se você gostar de tomate sem sabor. É que as moléculas responsáveis pelo gosto do tomate caem a uma ordem de 65% quando a fruta (sim, é fruta) é refrigerada. A conclusão é de grupos de pesquisadores dos EUA e China. Foram feitos testes práticos também e as pessoas que comeram o tomate fresco disseram que “nem se comparam aos congelados” em termo de sabor.

Harry Klee, professor que conduziu os estudos em solo norte-americano, guardar os tomates em temperatura ambiente e consumi-los em até uma semana.

>>>Nossa vida é uma simulação, defendem cientistas gabaritados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]