• Carregando...
Ex-Audac, Debbie Salomão estreia duo folk
| Foto:

Debbie Salomão, ex-baixista da banda Audac, divulgou recentemente seu novo projeto musical: Gran Tormenta. Debbie está em São Paulo há pouco mais de um ano, e agora trabalha em parceria com Jack Rubens, também integrante das bandas Mustache e os Apaches e Mescalines.

No início de 2015, o duo gravou um compacto pelo processo direct-cut (ao vivo, direto para o vinil), sob supervisão de Arthur Joly, compositor, produtor e músico que constrói seus próprios sintetizadores.

O Gran Tormenta lançou duas músicas (ouça abaixo). “Mar de Amor” é uma trova folk embebida em blues. A voz de Debbie remete aos tempos de cabaré; o clima é de mar depois da ressaca.

“Canção da América do Sul” invoca a “Nossa Senhora da Composição”. A música leva alguns ritmos tradicionais brasileiros meio que para o espaço – e isso é bem legal. Há um solo de guitarra setentista.

A opção do duo é privilegiar a canção “no lugar da tecnologia exacerbada.” Nas gravações, há overdubs de contrabaixo sim, mas a ideia “é manter a simplicidade,” utilizando somente instrumentos de corda e bombo leguero. “A formação facilita viajar para tocar, um dos nossos maiores objetivos”, conta a baixista.

O nome da banda veio como um sobreaviso: “Estava na Argentina e quando estava para atravessar para o Uruguai de navio, um cara me falou para ter muito cuidado com o mar, com a ‘tormenta!’”, diz Debbie. “Isso aconteceu há mais de dez anos. Na hora achei aquele termo incrível e fiquei com ele na cabeça.”

Sobre fazer música e arte em São Paulo, para ela é o seguinte: “Há uma ampla rede de cultura, como os coletivos, por exemplo, que recebem apoio da prefeitura. Dessa forma não existe tanta dependência das casas de show, e os artistas acabam sendo criativos para criarem seus próprios festivais ou se apresentarem em locais mais próximos do público, como ruas e praças.”

A Gran Tormenta está gravando o primeiro disco, a ser lançado pelo Selo 180. Eles querem “muito” tocar em Curitiba em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]