• Carregando...
Naked Girls & Aeroplanes & Gentileza: o resumo de uma boa safra
| Foto:

[2012?]

Durante a festa mais famosa do Centro Acadêmico de Comunicação da Universidade Federal do Paraná, lá por 2004 ou 2005, acontecia quase de tudo.

Com a ajuda de Baco, falava-se o que não se devia e ouvia-se e via-se o que não se esperava. Coloque no pacote um sujeito vestido de roupão e cuecas e um bailinho estilo americano, em que se dançava grudadinho ao som de Bon Jovi ou Tears for Fears, e a ideia do evento ganha um esboço satisfatório.

No meio disso tudo, literalmente, havia um palco. Lá, aconteceram as primeiras apresentações das bandas Gentileza e Sabonetes, entre outras — muitas, muitas outras.

Ainda hoje parece que é assim, não sei mais, porque da última vez em que estive por lá ouvi mais o som eletrônico genérico que saía do porta-malas de um carro do que guitarras e baixos que, mesmo ligeiramente desafinados, eram mais genuínos.

Para manter Baco no papo: a melhor safra do que um dia foi chamado de “bandas da floresta” – isolado, o campus de Comunicação fica no antigo campus de Engenharia Florestal –, surge exatamente nessa fase.

Divulgação
Dois dos integrantes da banda Sabonetes fazem parte do Naked Girls & Aeroplanes.

Enquanto a Poléxia de Rodrigo Lemos lançava o extraordinário O Avesso (2004), Sabonetes e Gentileza, cujos integrantes estudaram ou tinham uma relação direta com aquele lugar, digamos, descontraído, iam se criando.

O Naked Girls & Aeroplanes lançou ao mundo o que faltava para coroar essa fase de boas bandas. Formado pelos sabonéticos Artur Roman e Wonder Betim (voz e violão) e por Rodrigo Lemos, hoje da Banda Mais Bonita da Cidade e da Lemoskine (ukelelê), o trio regravou “Teu Capricho, Meu Despacho”, da Banda Gentileza — no vídeo que você vê abaixo, ainda aparecem Cajinha (baterista da Sabonetes) e Vinicius Nisi (tecladista da Banda Mais Bonita).

Entre proporcionar uma versão harmonicamente fleetfoxiana para a música pé-vermelho de Heitor Humberto, vocalista da Gentileza, essa suruba musical curitibana encorpa o coro de que a coisa vai bem por aqui, seja com os grupos ou com projetos paralelos colaborativos como esse. A amizade e a sintonia existem.

Da minha parte, o disco – ou EP — do Naked Girls & Aeroplanes é um dos mais aguardados de 2012 – você irá concordar se ouvir as outras músicas deles aqui. A explicação é simples: o projeto consegue retirar, principalmente de Artur e Wonder, parte das amarras criativas necessárias para se estar em uma banda que tem uma proposta clara e exigente. No caso, a Sabonetes. Estão livres, enfim, e mais despretensiosos.

Então chega de lero-lero e ouça abaixo a versão para “Teu Capricho, Meu Despacho”. Se quiser uma taça de vinho pra acompanhar, fique à vontade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]