• Carregando...
Moda arquitetada
| Foto:

Para muitos, a arquitetura é a parte mais sensível da engenharia – sua função extrapola a dos cálculos exatos para expressar em linhas e formas a inspiração do seu autor. O arquiteto personaliza a obra. Comparativo possível na moda com o estilismo: as atividades que gravitam em torno da indústria da confecção são as mais variadas, mas o que individualiza uma coleção é o toque do designer – quanto mais criativo e empenhado em pesquisas ele for maiores serão as chances do seu produto atender às expectativas de um público que foge da padronização.

Por encontrarem correspondência no item “emoção” a arquitetura e o estilismo mantém um canal aberto ao trânsito para profissionais, ou futuros profissionais, entre as duas áreas. Arquitetas por formação, as paranaenses Juliana Moriya, Heloisa Strobel Jorge e a designer de sapatos Ana Paula Zampieri não tiveram dúvidas quando trocaram o cimento, o vidro e o aço pelos tecidos e couros. Materiais,sem dúvida, mais flexíveis e maleáveis à concretização de suas inspirações.

Juliana Moriya confirma com a sua trajetória que fez a escolha certa.”Desde pequena me interesso por moda. Mas a decisão de trocar a arquitetura pelo estilismo surgiu depois de uma viagem espiritual ao Japão quando pensei muito sobre a vida, o presente, o futuro. Refleti sobre o trabalho e decidi que deveria me arriscar e ir atrás do que realmente iria me satisfazer. A arquitetura continua importante para mim, pois foi essencial na minha formação como estilista”, revela Juliana.

Fernanda Preto
Verão 2012 de Juliana Moriya.Styling: Godiva Art Studio.Beleza: Eduardo Hyde. Modelo: Ellen Pinaffi

Com o diploma de Arquitetura da PUC-Pr nas mãos, matriculou-se no curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial, do Senai/Pr. Descrita como sonhadora e criativa, também é ousada e corajosa, como convém a toda ariana. Por isso, aproveitou todas as oportunidades que lhe surgiram para colocar à prova sua vocação e ampliar os seus conhecimentos: participou e foi finalista de diversos concursos: VII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que teve como tema o controvertido escritor Paulo Leminski; LYCRA Future Designer, 10º Paraná Criando Moda (Maringá) e V Desafio Passarela – Senai Pr.

Divulgação
Linhas retas e arquitetônicas
na criação de Juliana Moriya.

O seu primeiro lugar em concursos, contudo, veio através de um desafio nacional e sob a avaliação de uma rigorosa comissão julgadora, que incluiu Alexandre Herchcovitch e Constanza Pascolato. Juliana foi a vencedora da última edição do IT MTV Elle Fashion Fabric, realizado em São Paulo. Contou pontos preciosos para esta sua conquista a sua formação em arquitetura, que lhe deu subsídios para “construir” roupas com acabamento apurado, linhas equilibradas e arremates criativos.

Divulgação
Construção de um look para realçar a feminilidade.

Dos bastidores da costura, mostrados na telinha, para a passarela de um importante evento de moda foi um passo: em junho passado apresentou sua coleção Verão 2012 na Casa de Criadores, em São Paulo e agora está preparando os looks Inverno 2012 para desfilar em janeiro nesta semana de moda dedicada aos novos talentos.

Arquivo pessoal
A estilista em Milão onde participou de curso de Design de Moda.

Enquanto isso, a estilista lançou o site da marca Juliana Moriya e passou um mês na Europa usufruindo o prêmio do IT MTV Elle Fashion Fabric: participou de workshop na L´Oreal, em Paris e do Fashion Design Summer Course, no Istituto Europeu di Design, em Milão. Blogs e sites internacionais, como o U+ Magazine, citam seu nome destacando o bom acabamento e as técnicas utilizadas na produção de suas peças.(Crédito: looks frente e verso. Foto: PixPhoto. Modelo:Larissa Duarte. Make Up:Ney Borges)

INFORMAÇÕES EXTRAS

Ricardo Pacak
Acácio Mendes vence Prêmio João Turin inspirado em Leminski.

– Acácio Mendes, vencedor do VII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers, que teve como inspiração a obra de Paulo Leminski, participou do quadro Prêmio Estilista Revelação, do TV Xuxa, da Globo, ficando em segundo lugar numa acirrada disputa. Atualmente é um dos favoritos para vencer o Projeto Fashion, comandado por Adriana Galisteu, na Band.

– Danielly Narimato, estudante da UEL, conquistou o primeiro lugar na categoria jeanswear, do LYCRA Future Designers 2011. Ela obteve o segundo lugar no VIII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers, que teve como tema Minha Cidade Vira Moda. A arquitetura modernista da rodoviária de Londrina foi sua inspiração.

-Heloisa Strobel Jorge, aluna do último ano do curso de moda do TECPUC, obteve o segundo lugar no Paraná Criando Moda, que aconteceu em 10 de novembro, em Maringá, realização do Sindicato da Indústria do Vestuário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]