• Carregando...
O mágico e o jardim
| Foto:

Dois estilistas paranaenses, um do “interior de Minas”, mas graduado e revelado profissionalmente em Curitiba e Londrina e a outra, de Curitiba. Os dois pisaram na mesma passarela em dezembro, a da 30ª Casa de Criadores, em São Paulo, apresentando suas coleções de Inverno 2012.

Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Menina/mulher nos Jardins Urbanos, de Juliana Moriya.

Ronaldo Silvestre, o mineiro pé-vermelho, é um veterano do vai e vem frenético de lançamentos para a temporada, enquanto Juliana Moriya , ainda pode ser considerada como caloura no competitivo mercado de moda brasileira: ela é recém-formada no curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial do Senai/Pr.

Ambos ostentam premiações nos currículos: Juliana, uma das personagens do post Moda Arquitetada, do Plantão de Estilo, venceu IT MTV Elle Fashion Fabric e foi finalista do VII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda e em outros concursos como Lycra Future Designer, 10º Paraná Criando Moda e V Desafio Passarela – Senai. Já Ronaldo Silvestre por estar agulhando e alfinetando há mais tempo teve o seu talento reconhecido em diversas competições por este Brasil afora. Destaque para os seus primeiros lugares no 16º N Design de Brasília (2006), Rio Moda Hype (Fashion Rio/2004) e Novíssima Geração de Criadores/ Fenit (2003).

UAI POR LEITE QUENTE

Em solo paranaense desde a década de 90, cursando Desenho Industrial /Produto no antigo CEFET (hoje UTTPr), em Curitiba, e depois como aluno e graduando de Estilismo em Moda, da Universidade Estadual de Londrina, não é de estranhar que o mineiro de Itabira tenha trocado de forma natural o seu sotaque. Deixou para trás o “uai” e o “trem bão”e adotou o leite quente no linguajar e o pinhão no cardápio.

Ricardo Pacak
As Novas Faces do Elefante, coleção desfilada no Curitiba Fashion Art, Verão 2005.

Fez carreira nas passarelas paranaenses mostrando desfiles bastante conceituais no Curitiba Fashion Art (“As Flores da Vida”, Verão 2004; “Dança Macabra”, Inverno 2005; “As Muitas Faces do Elefante”, Verão 2005 “maria-sem-vergonha”, Verão 2007) e no Paraná Business Collection (“O Caso do Vestido”, Verão 2008; “Três Marias”, Verão 2009.). Fora de nossas fronteiras, participou de eventos como Dragão Fashion (Fortaleza); Rio Moda Hype (Rio) e Casa de Criadores, em São Paulo.

Ricardo Pacak
O Caso do Vetido, tema do Verão 2009, na passarela do Paraná Business Collection.

Além de investir em coleções com o seu nome, Ronaldo não descuida da marca Ex Madame, que lançou quando ainda era graduando de moda. O estilo Ronaldo Silvestre é definido como resultado de roupa bem construída, alicerçada numa modelagem impecável, com arremates artesanais e identificadores de suas origens.

O estilista já trabalhou com comunidades em várias cidades do interior do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, pesquisando materiais e ensinando a desenvolver produtos a partir da riqueza e da vocação de cada região. Numa das cooperativas, a Cooper Fashion, instalada em Lidianópolis, no interior do estado, orientou um grupo de mulheres carentes na elaboração de peças a partir do jeans – o resultado foi conferido na passarela do Paraná Business Collection, em 2007.

-“MENTE É A CHAVE QUE LIBERTA”…

… proclamava Harry Houdini, o mestre da mágica, aquele que se deixava acorrentar e lacrar numa caixa jogada em águas profundas. Em três minutos, ele se libertava de sua prisão, para surpresa e delírio da platéia. Conhecido como rei do escape e, sem dúvida, um especialista em marketing pessoal, serviu de inspiração para o Inverno 2012 de Ronaldo Silvestre. A coleção apresentada na 30ª Casa de Criadores (realizada em São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro), não poderia ter cenário mais adequado: o palco do reabilitado Cine Jóia, que ressurgiu como casa de espetáculo no bairro da Liberdade.

Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Houdini inspira Inverno 2012 de Ronaldo Silvestre.

O elegante Harry Houdini, que conheceu a fama no início do século XX, serviu de referência a Ronaldo Silvestre no desenvolvimento de uma elaborada alfaiataria, com recortes e sobreposições de tecidos e fivelas. Os atributos deste showman visionário se transformaram em silhuetas ao mesmo tempo estruturadas e fluidas em looks masculinos e femininos. Tecidos ecológicos com tingimento natural ganharam uma nova aparência, fora do padrão artesanal. O jeans natural pontua toda a coleção, inclusive na cartela de cores, comandada pelo azul índigo, que casa na paleta com tons de vermelho, amarelo, cinza e preto.

Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Clima de nostalgia, início do século XX, no look do século XXI de Ronaldo Silvestre.
Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Ícones da mágica de Houdini no look feminino de Silvestre.

O VERDE NO CIMENTO

Espaços verdes e floridos, que muitas vezes se comprimem entre os prédios, e em outras, criam acolhedores oásis cercados pelo cimento e o asfalto são verdadeiros respiradouros nos grandes e sufocantes centros urbanos. Com esta inspiração Juliana Moriya assinou o seu Inverno 2012 privilegiando looks que valorizam a feminilidade e a sensualidade, a sofisticação e a simplicidade, segundo a sua fórmula para vestir, com conforto e praticidade, a mulher contemporânea.

Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Feminina,sensual,sofisticada e simplicidade, a mulher de Juliana Moriya.

As peças remetem às formas da Natureza e a paleta de cores traz tons mais sóbrios como o preto e o verde, emaranhados às flores nas estampas. Cintura marcada, inserções pontuais de silhueta reta, transparências, couro ecológico e malhas entraram na mira da estilista para formatar a sua coleção. A Kalimo patrocinou os Jardins Urbanos de Juliana, que complementou com peças da designer curitibana Maria Dolores os looks no desfile.

Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Flores entre o cimento das grandes metrópoles. Inverno 2012 de Juliana Moriya.

INFORMAÇÃO EXTRA

Outro curitibano, Alexandre Linhares, participou da programação da 30ª Casa de Criadores. O estilista esteve entre os 71 inscritos na área de Moda do 3º Fashion Mob, o coletivo que tem por objetivo “democratizar a criatividade” através de um desfile/passeata pelas ruas de São Paulo. Uma comissão julgadora aponta os três melhores trabalhos, o primeiro lugar, entre os estilistas, ganha o direito de ser incluído no line up da próxima edição da Casa de Criadores.

Alexandre Linhares criou sete peças exclusivas para participar do evento, realizado na quente tarde de domingo, 11 de dezembro. Ele convocou suas amigas paulistas, Jackie Dolstoy, Barbara Oeiras Lorena Beatriz, Magda Hino e Sheila Carvalho, que lhe apresentaram Lara Heluany e Alexandre Heberte para completar a “trupe performática” que desfilou os seus looks.

Divulgação
Alexandre Linhares ao centro de sua equipe esteticamente plural nas ruas de São Paulo.

Uma equipe esteticamente plural, segundo o estilista, que se não despertou a atenção da comissão julgadora, sentiu-se gratificada por integrar um esforço coletivo para a democratização do processo criativo de moda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]