• Carregando...
O que brilha mais?
| Foto:

Difícil responder a esta pergunta. Ainda mais quando existe a concorrência de um astro-rei que obrigatoriamente recebe todas as reverências na estação mais quente – e aguardada – do ano. Impossível para os seus inúmeros vassalos, que nas férias de verão se reúnem preferencialmente à beira-mar, contabilizar a preciosidade dos seus raios dourando peles e areias. Filtro solar recomendado aos humanos, deixando às paisagens o efeito mágico de uma pintura que privilegia os tons amarelados e alaranjados espalhados, sem parcimônia, ao nascer do dia e ao cair da tarde. Assinaturas da estrela maior, que acende o nosso planeta todas as manhãs e, quando surge a noite, nos entrega à vigilância das estrelas.

Concorrência reconhecida, trabalho em dobro para os designers que trabalham com brilhos preciosos: os das joias. Colares, anéis, braceletes, brincos ganham pedrarias, formas e cores para compactuar com o cenário oferecido pela Natureza que abre abraços abrangentes – leia-se irresistíveis – quando chega o verão. Ela tem a seu favor temperaturas elevadas, que incentivam uma convivência externa não proporcionada pelo inverno, outono ou mesmo pela contemplativa primavera.

O que se veste e o que se faz são comandados por relógios, que prolongam as horas de lazer, e por termômetros, que disparam os graus Celsius para acima. Calores deixam menos corpo a cobrir e mais pele a enfeitar. E aí entram os acessórios, desenvolvidos para refletir os brilhos próprios do verão – sejam estes brindados pelo sol ou emanados pela sensualidade, que aflora, sem timidez, graças à cumplicidade de dias e noites apaixonadamente iluminados.

Os designers Rodrigo Alarcón, Silvia Döring, Maria Dolores e os da Bergerson Joalheiros, sem dúvida, transferem suas inspirações para paisagens ensolaradas quando criam peças para serem usadas sobre peles abençoadas pelo astro-rei.

Adélia Lopes
O mar inspirou coleção dos irmãos Alarcón.

Rodrigo Alarcón pisou na areia e molhou os pés nas ondas para coletar materiais utilizados na coleção Oceanic , que desenvolveu com o seu irmão Marcelo. Conchas e moluscos trazidos pelo mar e outras riquezas por ele escondidas – pérolas e corais – entraram na confecção de peças de uma série especial. Tesouros de Netuno lançados numa exposição em consonância com a temática dos quadros assinados por Celso Coppio – unindo as duas artes, a da joalheria e a da pintura.

Divulgação
As cores do verão ao alcance dos dedos nas peças de Maria Dolores.

Maria Dolores se define como energética e alto-astral. Por isso, nada mais coerente que de sua inspiração se materializem peças com esta mesma vibração. Os anéis, coloridos como o verão, trazem pedras brasileiras e são folheados a ouro. Maria Dolores tem um estilo que dialoga com a exuberância, provocando lembranças da estação mais quente do ano mesmo em coleções lançadas em outras temporadas.

Divulgação
As estampas geométricas de Pucci tematizaram a coleção Capri de Sílvia Döring.

Sílvia Döring buscou referência num dos estilistas mais coloridos das passarelas internacionais para a sua coleção Capri, Emílio Pucci, que abriu sua primeira loja nesta ilha, em 1950. Este badalado balneário lhe inspirou o contraste de tons, tecidos leves e roupas para serem usadas, com conforto, a qualquer hora do dia. E quem não associa as estampas geométricas deste famoso costureiro aos dias ensolarados à beira-mar? A resposta pode estar no colorido bracelete com pedras brasileiras: tem formas irregulares, é alegre e intenso como um “verão de Pucci.”

Divulgação
Cacholong, uma opala opaca e leitosa, pode brilhar durante o dia e à noite.

Summer Mood, que se traduz como “espírito de verão”, identifica peças da Bergerson Joalheiros que privilegiam a monocromia. A opção permite que cores fortes se espalhem por roupas e outros acessórios – sapatos e bolsas, por exemplo. A opaca cacholong pode ser usada tanto durante o dia como a noite sem perder o efeito. O movimento e a leveza dos brincos refletem a liberdade que acompanha a temporada de férias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]