• Carregando...
“Olha a cobra!”
| Foto:

Curitibano que é curitibano, de certidão de nascimento ou vontade própria, conhece os personagens da cidade – que aliás, completa 319 anos dia 29 de março. Três séculos e quase duas décadas de gente muito interessante povoando suas ruas e o imaginário de moradores, que registram estas figuras em sua memória, tratando-as afetivamente, conscientes da necessidade de preservar a cultura local.

Uma destas figuras emblemáticas, que ganhou popularidade quando a Rua XV desabrochou em flores na década de 70, é a Mulher da Cobra. Vendedora de bilhetes de loteria, que faz soar, com voz forte, clara e irretocável para sua profissão, os palpites do dia. Captados até por ouvidos menos atentos.

Teresinha dos Santos é o seu nome e um pouco de sua história foi resgatada pelo jornalista José Carlos Fernandes numa de suas crônicas das sextas-feiras na Gazeta do Povo. Conta ele que a cobra fez a felicidade de alguns passantes da Rua das Flores, que não resistiram ao canto de sereia da Teresinha. Ela lhes vendeu os números da cobra, que renderam R$100 mil reais aos sortudos. Felizarda também poderia ter sido ela, que não soubera interpretar um sonho que tivera na véspera: nele, sua sogra lhe dera de presente um pacote de arroz. Pensou na “delicada” borboleta, mas era “cobra” mesmo, lembra com bom humor nossa personagem.

Divulgação
Bolsa Cris Pinerolli, Inverno 2012

E não é que a cobra entrou na moda? Depois das peles de tigre, onça e zebra, estampando os mais diversos produtos, agora é a da exótica píton, a que mais se vê nas vitrines renovadas para o outono/inverno.

Curitibana, Cris Pinerolli, com certeza, já ouviu a Mulher da Cobra gritar várias vezes o número da sorte na esquina da Monsenhor Celso com a Rua das Flores. Sua aposta profissional também reserva um espaço importante aos ofídios. Designer, ela inclui em suas coleções uma matéria-prima especial, escolhida na ponta dos dedos, para conferir sofisticação e exclusividade a bolsas e outros acessórios. A pele de Python é uma das suas prioridades no desenvolvimento de modelos que têm como alvo uma mulher que valoriza produtos de qualidade, com acabamento perfeito e com muita personalidade.

“Uma consumidora que não se importa em
investir numa bolsa quando reconhece nela estilo e atemporalidade”, define Cris Pinolli, que um dia, resolveu mudar o seu destino. Formada em Fonaudiologia, desistiu da profissão ao descobrir os criativos horizontes que o design de acessórios lhe abriam.

Divulgação
Bolsa Cris Pinerolli, Inverno 2012.

Há quatro anos, lança coleções de acessórios confeccionados com peles exóticas, uma opção que combina em gênero e número com a sua filosofia de trabalho: detalhista e perfeccionista. Cada bolsa produzida em seu atelier é única e exclusiva justamente pelo material e o tratamento nela utilizados. A combinação de texturas, por exemplo, evita “uma linha em série”. Por isso, a Python é um dos materiais mais gratificantes para quem opta pela inspiração artesanal na criação de peças: cada corte da pele é muito bem pensado e calculado para que as escamas fiquem na posição central e valorizem o produto.

Divulgação
Cris Pinerolli, Inverno 2012.

Sobre a evolução da matéria-prima escolhida para compor suas coleções, Cris destaca que elas estão ganhando cada vez mais maciez no seu curtimento, o que amplia as possibilidades de desenvolver acessórios com acabamentos metalizados, encerados, com pouco ou mais brilho, e em diversas cores.

A designer lança duas coleções por temporada no Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, e também nas feiras Galeria Show Room e TM, em São Paulo. Participações que lhe abrem perspectivas de negócios e prospecção de novos clientes em todo o Brasil. Hoje, os acessórios Cris Pinerolli – bolsas, carteiras, cintos e pulseiras em couro legítimo e selecionado – são encontrados em 40 lojas espalhadas pelo país.

Para o verão 2012/13, a designer revela que nas suas novidades vão imperar cores como turqueza, laranja e amarelo, incluindo tons fortes e pastéis, completando uma paleta com 21 opções.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Divulgação
Cris Pinerolli, Inverno 2012

– As peles de Python utilizadas na confecção dos acessórios de Cris Pinerolli são importadas da Birmânia, curtidas no Rio Grande do Sul e trazem certificação e numeração controladas pelo IBAMA.

– Minas Trend Preview, que inaugura a série de lançamentos para o Verão 2012/13, vai acontecer de 25 a 29 de abril, em Belo Horizonte. Outros eventos com datas confirmadas são Fashion Rio, de 22 a 26 de maio e Paraná Business Collection, de 26 a 30 de junho.

– A snakemania está invadindo as vitrines curitibanas. Opções incluem produtos em pele legítima e certificada, estampas, que imitam pele de cobra em roupas e acessório, e linhas fabricadas em material fake. A febre, provocada pela picada da serpente, seduz consumidores de todos os gostos e poder aquisitivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]