• Carregando...
Pontos e laçadas
| Foto:

Icarius de Menezes, curitibano, morador do Alto da XV, na Ubaldino do Amaral, proximidades do campo do Coritiba. Descobriu-se como estilista ainda criança, observando sua mãe, bonita e elegante. Foi para São Paulo, formou-se na Santa Marcelina, lançou coleções polêmicas e denunciadoras envolvendo estética e saúde.

Gilson Camargo
Cirurgia plástica na visão de Icarius, coleção desfilada em Curitiba.

Um belo dia, Icarius afivelou malas e desembarcou no epicentro da moda internacional – Paris e Milão. Desfilou nas semanas das duas cidades, nos primeiros anos do século XXI. E foi absorvido pela indústria italiana, primeiro, como diretor criativo da Lancetti, do costureiro Pino Lancetti, e depois, na equipe dos controvertidos jeans da Diesel.

Icarius faz parte do grupo, ainda limitado, de profissionais brasileiros que frequentaram ou se mantém ativos no line up internacional. Além dele, Fause Haten, Walter Rodrigues e Amir Slama, quando ainda comandava a Rosa Chá, sentiram o gostinho de pisar passarelas além de nossas fronteiras. Já Alexandre Herchcovitch e Carlos Miele colecionam carimbos no passaporte da moda e continuam mostrando coleções no cenário nova-iorquino. Por sua vez, Pedro Lourenço, já liberto da aura de garoto prodígio, firma seu talento no exigente ambiente parisiense.

GAUCHESCAS
Carlos Miele é, sem dúvida, um dos empresários da moda brasileira mais bem sucedidos no mercado internacional. A Osklen, de Oskar Metsavahat, mesmo sem marcar presença em fashion weeks fora do país, ganha destaque no hemisfério norte, graças a lojas inauguradas na Itália, Japão e Estados Unidos, que exibem o invejado brazilian lifestyle em suas vitrines.

A apresentação de Carlos Miele nas passarelas de Nova Iorque é sempre aguardada com bastante interesse principalmente pela conceituação dos seus desfiles. O designer jamais cortou as raízes do solo onde nasceu a marca. Sensualidade, feminilidade e sustentabilidade estão na fórmula de suas coleções – de alma brasileira, sem dúvida, nas inspirações baianas, cariocas e de outras praias abanadas pelos coqueirais. Nesta temporada, Carlos Miele mira o sul brasileiro para assinar o Outono/Inverno 2012. Uma surpresa bem recebida pelas críticas de moda, como a temida Suzie Menkes, que compõem a fila A da Mercedes Benz Fashion Week.

Marcelo Soubhia Agência Fotosite
Elegância altiva da gaúcha na passarela nova-iorquina.

A elegância depurada das gaúchas foi reinterpretada pelo estilista segundo um olhar cosmopolita. Um modo de vestir bem composto e ao mesmo tempo pleno de praticidade, como pede a tranquilidade da vida nas estâncias. A liberdade de cavalgar por campos de horizonte aberto se traduz numa beleza em movimento.

Fernanda Calfat
Poncho, calça bombacha, lenço dos Pampas, interpretados por Miele.

Assim Miele trabalhou o tema: os padrões dos tradicionais ponchos gaúchos inspiraram imagens geométricas; tons de dourado e nude foram transferidos da paisagem natural do sul do país à sua paleta e estampas orgânicas fazem referência ao gato dos pampas, felino nativo da região. As silhuetas alongadas valorizam as formas e enfatizam a altivez da gaúcha, que não dispensa chapéus e faixas, complementando looks, como os que aparecem ao longo da coleção. Volumes refinados e texturas tridimensionais resultaram de técnicas artesanais como tiras tecidas, bordados com metais e sobreposições de tecidos tão ao gosto das prendas.

As gaúchas, aliás, viraram musas na temporada: além de Carlos Miele, a Hermès, assinada por Cristophe Lemaire, capturou ao unverso hípico – base da marca – calças bombachas, botas, lenços e outros acessórios que compõem o estilo de quem vive nas estâncias. Um ambiente de luxo fora do cenário agitado das urbes.

INFORMAÇÕES EXTRAS
A passarela do Verão 2012/2013 já começa a ser instalada nos principais eventos de moda do Brasil.

-Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, de 25 a 29 de abril, abre a série de desfiles da temporada.

-Fashion Rio reservou a data de 22 a 26 de maio para os seus lançamentos.

– Paraná Business Collection, evento oficial da moda paranaense, acontece em Curitiba, de 26 a 30 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]