• Carregando...
Tao do Trio (foto por Lina Faria)

Tao do Trio (foto por Lina Faria)

Quem já conhece o Tao do Trio sabe a qualidade musical que o grupo traz, desde seu surgimento em 1994. Seja no primor vocal das três cantoras que o integram (suas fundadoras Cris Lemos e Suzie Franco, e a recém-chegada ao grupo Fernanda Sabbagh) ou no cuidado de produção do renomado músico Vicente Ribeiro e na seleção de repertório, o grupo se destaca no cenário artístico local e tem reconhecimento de músicos de peso do Brasil.

Os elogios vêm desde seu primeiro CD, Uns Caetanos, de 2001, dedicado à obra de Caetano Veloso e que contou com cerca de seis mil cópias vendidas em todo território nacional, o que deu visibilidade ao grupo vocal curitibano. O Tao do Trio foi convidado pela gravadora CID Entertainment para prestar essa homenagem ao cantor baiano, o que lhe abriu os caminhos pelo Brasil.

Depois de passagens por casas de shows como o Sesc Pompéia, sala Funarte e espetáculos com grandes artistas nacionais, o grupo grava seu segundo disco, Rosa que te quero verde (2007), sendo de Cartola o repertório poético defendido – 17 sambas –  em mais um belo trabalho. O lançamento oficial, no ano seguinte, acontece no teatro que faz parte da história do grupo: o Paiol.

Flor de Dor

Em 2015, o grupo resolve dedicar um álbum inteiro ao cancioneiro de uma mulher: Etel Frota, poeta que, após anos atuando na medicina, encontrou sua mais verdadeira e produtiva voz na escrita de poesias e letras de canções. Sua obra riquíssima já contou com interpretes dos mais variados, indo de Nasi e Ana Cascardo, até Maria Bethânia.

Flor de dor apresenta-se já como um buquê, alquimia de flor nas palavras de Adriana Sydor, afinal, Etel é do tipo que transforma diversos sentimentos (dores, decepções, saudades) em experiência viva da linguagem musical.

Para compor o disco, o Tao do Trio, com produção novamente de Vicente Ribeiro, trabalhou em arranjos ousados: das óperas de câmara ao batuque do Grupo Molungo, o disco surpreende do começo ao fim. Conta também com uma concepção gráfica minimalista e envolvente, assinada por Paola Faoro, e tem participações especiais do Vocal Brasileirão e de Helena Bel, ex-integrante do trio.

Essa riqueza de arranjos agora procura um meio de ser executada ao público e obtém sucesso. Também pudera: a primeira tiragem já está esgotada, antes mesmo do lançamento!

Quer mais? Para entender o que vem por aí, basta nomear alguns dos apoiadores da campanha para o show e segunda tiragem desse disco: Filipe Catto, Quarteto em Cy, MPB4, Jaime Alem, Virgínia Rosa, Lucinha Lins, Alan Romero, Zé Luiz Mazziotti, são apenas alguns dos artistas que recomendam e apoiam um show de lançamento à altura desse novo projeto.

A campanha de financiamento coletivo tem ainda alguns dias para ser apoiada. Acesse, contribua e garanta prêmios:

http://www.kickante.com.br/campanhas/cd-flor-de-dor-show-de-lancamento

(Por Luciane Alves)

Página no Facebook do Tao do Trio

Quer conferir um pouco do novo trabalho do Tao do Trio? Ouça pelo Soundcloud quatro das faixas desse novo disco!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]