• Carregando...
A bola da vez
| Foto:

A Copa do Mundo de Rugby e seus efeitos colaterais: graça a eles, chegamos ao DNA do futebol americano. Que nasceu, por supuesto, com adaptações. Mas o aprendizado (não basta torcer) continua. Depois de algumas leituras e várias consultas ao underdog Flávio Stege Júnior, do Luzitano com Z, professor Afronsius, um (novo) adepto dos dois esportes, pôde tirar – pelo menos – uma dúvida.

– A bola utilizada é a mesma?

Não, são parecidas. A de rugby, que geralmente é passada para os lados em diagonal ou para trás, possui um formato mais fácil de agarrar. Assim, tem formato oval e sem pontas, normalmente na cor branca. Mede de 28 a 30 centímetros, pesando de 410 a 460 gramas. Circunferência: de 74 centímetros a 77.

Já a bola de futebol americano (quase sempre marrom) tem pontas para ficar mais rápida quando lançada para frente pelo QB (quarterback).  Quanto mais estreita e pontuda, mais preciso e rápido será o passe, superando a resistência do vento. Já as costuras facilitam a vida do QB ao fazer a bola girar ao ser lançada. Pesa 200 gramas, medindo 30 centímetros por 18 de largura.

E eis que Beronha, nosso anti-herói de plantão, resolve adentrar ao gramado e meter a colher :

– Como o meu esporte, fora do boteco, se limita à cancha de bocha, sei que, no caso, a bola oficialmente deve ter de 12,5 a 12,80 centímetros de diâmetro, no caso masculino, e de 10 a 12 centímetros no feminino, e peso de 1.700 a 1.900 gramas (masculino) e 1.400 a 1.700 gramas (feminino). Pelo menos no Country. Aliás, venho pleiteando que reduzam o peso. Depois de uma partida mais acirrada, meu braço, meio amortecido, não colabora nem um pouco em outro esporte, o halterocopismo

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]