• Carregando...
A ética e a hética
| Foto:

Em função de roubo, um brasileiro virou notícia internacional. Não, não se trata de nossos já corriqueiros casos de assalto ao dinheiro público, principalmente por deputados e vereadores que sempre usaram a política como gazua para abrir cofres. Muito pelo contrário.
Foi na China, como explicou o professor Afronsius. No dedo de prosa com o vizinho de cerca (viva), o solitário da Vila Piroquinha ficou sabendo que Mozer Rhian de Oliveira, 27 anos, impediu, em plena rua, um roubo em Dongguan, província de Guangdong.
– Guangdong? Não seria Gangdong? – quis saber Beronha, que tinha acabado de chegar.

Coisas internas

Sobre os (nossos) afanos internos, Natureza Morta voltou a lamentar a ação desenfreada da gatarada. Novamente Beronha:
– Pois é. Tanto que me contaram, no Bar VIP, o motivo da cantiga popular ter caído em desuso.
– Qual cantiga?
– Aquela… Atirei o pau no gato (to-to), mas o gato (to-to) não morreu (reu reu)…
– Qual o motivo?
– Se a gente continuasse a atirar o pau nos gatos, ia faltar madeira, com o risco de uma tragédia ambiental. Talvez a extinção da floresta amazônica…

Estado mórbido

Voltando a falar sério, o professor Afronsius lamentou também o paulatino sumiço da ética.
– Ética ou hética? – indagou Natureza. Sim, porque no caso da medicina, ao contrário da administração pública e na política, a hética perdura. E explicou que o estado mórbido em certas doenças é chamado de hética – ou héctica.
Mas, voltando ao episódio da China, ficou sabendo que, enquanto outras pessoas assistiam o ataque dos dois homens à mulher, o nosso herói entrou em ação.
Pela iniciativa digna de encômios (encômios… assim prefere Natureza), Mozer recebeu uma recompensa de 50 mil iuans, algo em torno de R$ 15 mil. Ele usou o guarda-chuva contra os ladrões, que reagiram. O brasileiro sofreu um ferimento na cabeça, mas colocou a dupla pra correr, enquanto pedestres e dois guardas se omitiam.
– Ainda existe brasileiro que tem aquilo que deixa a cara vermelha. Reage e vai pra cima dos gatunos – completou o professor Afronsius.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]