• Carregando...
A inesquecível PRK-30
| Foto:

Tempos passados, um jóquei brasileiro chegou a ser tão famoso quanto alguns jogadores de futebol: Luiz Rigoni, montado em Gualicho, um de seus cavalos preferidos. Daí a expressão cheia de entusiasmo que se tornaria corrente, dá-lhe, Gualicho! Até a década de 1970, como garante o professor Afronsius, o turfe nacional viveu a sua era de ouro.

E, segundo um expert em turfe, Gualicho e alguns outros animais “eram a autoafirmação nacional em quatro patas”. Isso mesmo. Porque “grandes cavalos, aliados a grandes jockeys, faziam verdadeiros espetáculos, dignos de arrastar multidões aos hipódromos, fosse o da Gávea ou de Cidade Jardim”. Ou por outra, Rio e São Paulo.

Um brinde que virou livro

O turfe empolgava tanto que, por supuesto, não escaparia do humor da PRK-30, programa que marcou época na igualmente gloriosa era do rádio. No comando, Lauro Borges e Castro Barbosa, que estrearam na Rádio Mayrink Veiga, do Rio, em outubro de 1944, e foram em frente.

PRK-30 era o prefixo de uma suposta rádio pirata, onde dois speakers, Megatério Nababo D’Alicerce (Castro Barbosa) e Otelo Trigueiro (Lauro Borges), “apresentavam notícias de impagáveis correspondentes internacionais, cantores internacionais, calouros, todos protagonizados pelos dois humoristas”.

Existe, inclusive, a gravação de parte dos programas, no caso, um brinde da Basf pelos 50 anos da invenção da fita magnética. Na fita VHS, os grandes momentos da PRK-30.

Depois saiu o livro No Ar: PRK-30!, de Paulo Perdigão, com direito a uma segunda edição em 2006. Detalhe: além da história do programa, o livro trazia dois CDs remasterizados com a discografia da dupla de humoristas. Editora: Casa da Palavra. Vale a pena ir atrás (“O meu eu não empresto, não vendo nem dou”, antecipa-se o sempre aflito Beronha).

Retornando a Rigoni e Gualicho, há uma parte inesquecível. Cheio de entusiasmo, o locutor narra um Grande Prêmio Brasil, no Hipódromo da Gávea. Mas, no lugar de Gualicho, temos o Bucéfalo.

O páreo é assim descrito, com total empolgação embora entre as quatro paredes  do estúdio:

– Foi dada a partida! Bucéfalo dispara, livra dois corpos de vantagem, assume a ponta, cruza o disco, pula o muro e segue para a Avenida Brasil…

Dá para imaginar a tal cena: um cavalo correndo pela avenida após cruzar o disco de chegada e saltar o muro do hipódromo.

Coisa (genial) da PRK-30.

ENQUANTO ISSO…

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]