• Carregando...
Arquétipos, fotografias
| Foto:

O convite é do amigo Alberto Melo Viana, bom de bola (nos rachas do pessoal da redação de O Estado do Paraná, nos velhos tempos do jornal nas Mercês, não dava pra segurar o endiabrado Baiano) e melhor ainda como profissional da fotografia:

– Não perca a exposição Arquétipos, de Sonia Lyra, no Museu da Fotografia – Cidade de Curitiba, no Solar do Barão.

Baiano, curador da mostra, dá algumas dicas:

– A experiente psicóloga Sonia Regina Lyra, analista junguiana, e com passagem por várias artes, nunca imaginou que a partir de 2012, quando fez um curso para acompanhar uma sobrinha, a fotografia entraria para sempre em sua vida com tanto vigor e potência. Ela que é amante da lua desde tenra idade, agora domina a luz do sol e as várias luzes artificiais necessárias para o ofício de imprimir com a luz. Mas como Sonia é uma acadêmica, uma estudiosa, além de um curso técnico procurou também se aprimorar na teoria da imagem fotográfica num curso de pós: A doutora em teorias junguianas retorna às aulas para estudar as teorias da luz e da semiótica. Isto é um pouco de Sonia Lyra.

Muito além do visível

Agora, com a palavra o fotógrafo e historiador Pedro Karp Vasquez, que escreve uma apresentação na exposição e no catálogo:

– Assim como os pintores pré-Rafaelitas procuravam ser “sinceros e fiéis à obra de Deus”, Sonia Lyra também utiliza a criação artística como símbolo, buscando desvelar o mistério e a alma secreta das coisas para remeter o espectador a uma dimensão além do visível. Um território situado para lá do chamado mundo real: o território eterno o imutável dos arquétipos, a um só tempo nossa verdadeira terra natal e nossa destinação final.

De volta ao curador:

– A exposição tem 19 fotos das inúmeras já realizadas, que representam determinados mitos, contos, visões e sagas, tais como Lilith, Eros, Narciso e Psiquê; Pierrot e Colombina; Afrodite e Súcubo, etc. Serão fotos de grande  tamanho que estarão inaugurando as três novas salas de exposição do Museu. A mostra exigiu um enorme trabalho na edição das fotos que estarão expostas entre milhares já realizadas. Vai até o dia 17 de julho.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]