• Carregando...
Capítulo final. Final?
| Foto:

8 de maio de 1945. “Acabou a guerra!”. Essa foi a manchete da edição extra do jornal Diário da Noite com a notícia mais esperada desde 1939. Foram quase seis anos de conflito e milhões de mortos. As forças nazistas se rendiam em uma Europa arrasada. Era também o fim vitorioso para os mais de 25 mil brasileiros que combateram na Itália.

Ainda da Aerovisão, revista da Força Aérea Brasileira, citada no blog anterior:

– Durante o conflito, mais de três mil militares brasileiros foram feridos e 450 morreram em combate. Entre eles o Aspirante a Oficial Aviador Frederico Gustavo dos Santos e os Tenentes Aviadores John Richardson Cordeiro e Silva, João Mauricio Campos de Medeiros, Aurélio Vieira Sampaio e Luiz Lopes Dornelles, todos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Outros quatro faleceram em acidentes. Os restos mortais de oito deles estão no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio.

Entre os meses de outubro de 1944 e maio de 1945, onze pilotos brasileiros saltaram de paraquedas das suas aeronaves. Cinco foram feitos prisioneiros, três conseguiram esconder-se até o final da guerra e outros três conseguiram saltar sobre território amigo. Outros sete aviadores foram afastados das missões por motivos de saúde.

——-

Sobre a imagem do Senta a Pua!, na época com acento em pua, há quem pergunte até hoje a razão de a ave ser uma avestruz, algo distante. Por dois motivos:

A velocidade e maneabilidade do avião de caça.

E, talvez principalmente, pelo indômito estômago dos bravos pilotos da FAB, “que aguentavam até a comida dos gringos”.

A guerra acabou. Acabou?

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]