• Carregando...
Coisas de Kane
| Foto:

O filme é de 1941. Embora fã de carteirinha de Orson Welles, professor Afronsius só pôde ver Cidadão Kane (Citizen Kane) décadas depois. Aliás, viu e reviu.

– Oito vezes, para ser mais exato. Isso graças a cinematecas e cinemas de arte, como o velho e saudoso Cine Riviera, em Curitiba – fez questão de explicar.

Coisa de cinéfilo. Mesmo sabendo quase tudo sobre Welles, desde A Guerra dos Mundos, ainda procurava uma peça para fechar o mosaico do, em sua opinião e de muita gente, um dos maiores filmes de todos os tempos. Faltava seu rosebud: o trailer, o decantado trailer!

Mas, como a vida tem coisas de cinema, eis que, semanas atrás, conseguiu – acidentalmente – conferir o esperado trailer de Cidadão Kane.

– Por obra e graça da TAM. Foi num voo internacional. Estava lá, à disposição dos passageiros, no aparelho acoplado ao encosto das poltronas. E dava para programar a sequência: o filme e o trailer – ou o trailer e o filme.

Aqui, antes da Europa

Citizen Kane foi lançado no Brasil no dia 16 de junho de 1941. E, espantoso, aqui chegou antes de estrear na Europa. Roteiro e direção de Orson Welles, que, por supuesto, faz o papel de Kane. No elenco, Agnes Moorehead, Buddy Swan, Dorothy Comingore, Erskine Sanford, Everett Sloane, Fortunio Bonanova, George Coulouris, Georgia Backus, Gus Schilling, Harry Shannon, Joseph Cotten, Paul Stewart, Philip Van Zandt, Ray Collins, Ruth Warrick, Sonny Bupp e William Alland.

Em tempo: Herman Manckiew participou da elaboração do roteiro. Na fotografia, outro mestre, Gregg Toland, e, idem na montagem, Robert Wise. Filme da Mercury Productions e RKO Radio Pictures Inc.

Quem é esse cara?

A história é um decalque da vida de William Randolph Hearst, o magnata da imprensa americana. Hearst tentou torpedear o filme de todas as formas e maneiras. Quanto ao trailer, a crítica não deixou por menos: foi “tremendamente inovador”, como o filme. Quebrando a tradição do cinema, não traz cenas do filme, mas provocações dos bastidores com súbitas aparições de personagens que reagem à imperial figura central do filme. Um contraponto por trás das cenas oficiais.

O trailer começa com um boom (aquele microfone que lembra uma girrafa) que é deslocado até o espectador. Ouve-se uma voz marcante:

– Como vai você? Senhoras e senhores, este é Orson Welles.

Ele fala sobre o filme, ou melhor, sobre a atração quem vem em seguida: as coristas.

– Francamente, senhoras e senhores, estamos apenas mostrando coristas para fins de sensacionalismo.

E apresenta o elenco de Cidadão Kane, caracterizados e acuados pela câmera. De Welles/Kane, ou Kane/Welles, só a voz.

Em 1998, o American Film Institute elegeu Cidadão Kane um dos melhores filmes de todos os tempos.

Do trailer de 4 minutos aos 119 minutos de projeção. Welles tinha 25 anos.

ENQUANTO ISSO…

17 setembro (1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]