• Carregando...
Crystal que não é frágil…
| Foto:

Times de futebol geralmente carregam um nome forte, ameaçador. Basta ver o nosso Combate Barreirinha. Ou o Furacão, Mengão, Fluzão, Vascão… Assim, um time da Inglaterra chama a atenção de alguns torcedores pela candura: Crystal Palace. Mais ainda na segunda-feira passada, quando enfrentou o Arsenal e, após longo jejum, meteu 3×0 no adversário. Ganhando fôlego na luta contra o rebaixamento.

Equipe da zona sul de Londres, com sede em Croydon, o Crystal Palace Football Club foi fundado em 10 de setembro de 1905. Disputa hoje a Premier League. Seu estádio é o Selhurst Park, com capacidade para 26.309 pessoas. É conhecido também como The Eagles (As Águias).

Homenagem aos vidreiros

Mas, enfim, por que Crystal? Originalmente, os integrantes eram chamados de Glaziers (vidreiros), homenagem a seus fundadores – construtores do Palácio de Cristal, para a exposição mundial de Londres. Foi criado em 10 de setembro de 1905.

Já o Arsenal, fundado em Woolwich, sudeste de Londres, em 1913, mudou-se para o norte de Londres, para o Arsenal Stadium, em Highbury. Criado por iniciativa de um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory, em 1886, inicialmente se chamava Dial Square. A primeira partida, contra o Eastern Wanderers, ocorreu no dia 11 de dezembro de 1886, e o clube aplicou uma goleada de 6 a 0, “para alegria dos trabalhadores da fábrica de armas”. Tornou-se profissional em 1891, quando virou Woolwich Arsenal. Ingressou na segunda divisão inglesa em 1893, chegando à primeira divisão em 1904.

Em 1913, já no bairro de Highbury, passou a se chamar apenas Arsenal. Depois da I Guerra Mundial, em 1919 chegou à primeira divisão do futebol inglês. Mas, embora arsenal, muitas vezes nega fogo.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]