• Carregando...
De volta ao Barão
| Foto:

Diante de insistentes pedidos de um amigo que não leu Folclore Político, do jornalista Sebastião Nery, lançado em 2012 pela Geração Editorial, professor Afronsius decidiu puxar pela memória e contar uma do Barão de Itararé, já que não empresta seus livros “nem a pau”.

Café fora da lei. O episódio:

O jornalista e mestre do humor Aparício Torelly, Barão de Itararé, acabou preso pela ditadura do Estado Novo. Motivo, e não poderia ser outro: sátiras que fazia ao regime. Em 1938, foi interrogado pelos juízes do terrível Tribunal de Segurança Nacional.

– O senhor sabe por que está preso?

– Sei, sim. Porque desobedeci à minha mãe.

– Não entendi.

– Muito simples, doutor juiz. Eu sempre gostei muito de café. Minha mãe reclamava: meu filho, não tome tanto café que um dia você vai se dar mal. Eu desobedeci e continuei tomando café. No mês passado, estava eu com alguns amigos tomando cafezinho na Galeria Cruzeiro quando chegaram os homens da polícia e me levaram. Minha mãe tinha razão: eu ainda ia me dar mal por causa do café. E me dei.

O interrogatório foi encerrado.

Ainda do Barão:

– O fígado faz muito mal à bebida.

– A forca é o mais desagradável dos instrumentos de corda.

– Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes.

– Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo.

– Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato.

Gaúcho, Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly nasceu em 1895 (29 de janeiro); morreu em 1971 (27 de novembro), no Rio de Janeiro. Foi dormir e não acordou.

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]