• Carregando...
É para revelar ou “matar” jogadores?
| Foto:

Não pela eliminação do Atleticon na Copa São Paulo, ao perder para o Ituano nos pênaltis (4×3), mas pelo comentário (infeliz) de um torcedor:

– Um time que investe tanto nas categorias de base é eliminado. Como é que pode?

Como se sabe, jogo é jogo e decisão nos pênaltis é outra coisa. E a Copinha virou um inferno para todos os participantes: jogos com intervalos de um dia e meio, um calor senegalês, Sol de desnortear até lagarto, é de matar. A propósito, o Flávio Stege, do Luzitano com Z, deu mais detalhes da carnificina.

Correndo contra o tempo

Em sua 48ª edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior bateu recordes. Pela primeira vez, conta com 30 sedes, 120 clubes (de 26 estados e um do Haiti) e uma mudança no regulamento que permite até seis substituições para cada clube durante as partidas. Afinal, ninguém é de ferro.

Por que a pressa? Iniciada no dia 3 de janeiro, precisa terminar, forçosamente, no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, por supuesto.

A própria Federação Paulista de Futebol reconhece: questão física dos atletas preocupa, já que a competição é realizada em curto espaço de tempo. Os times têm que jogar três vezes em cinco dias durante a primeira fase. Considerando também a primeira rodada de mata-mata, são quatro jogos em no máximo oito dias.

Somente a partir daí, com o número de participantes caindo de 120 para oito, os times começam a ter descanso recomendável, jogando apenas nos dia 18/19 (quarta e quinta), 21/22 (sábado e domingo) e, finalmente, 25. Isso deve permitir que os titulares “fiquem menos tempo em campo e aguentem a competição toda”.

No tempo dos aspirantes

Se a intenção dos promotores da Copa é, de fato, estimular a garotada e revelar talentos, a organização precisa ser repensada em todos os aspectos. E há quem recorde os velhos tempos dos aspirantes, que faziam a preliminar dos jogos entre profissionais. Atlético, Coritiba, Ferroviário, Britânia, Palestra…

Beronha concordou:

– De fato. Até eu joguei no Atlético, quando jovem, no time de ospirantes*

* Como aspirante significa quem aspira ou absorve algo, não era o caso do nosso anti-herói de plantão, daí ter optado por ser um ospirante

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]