• Carregando...
Encontro marcado
| Foto:

Tropeiros nos preparativos para nova marcha, conforme a ordem emanada do historiador Carlos Roberto Solera. Na segunda quinzena de abril de 2015, teremos o Encontro Nacional – Tropeirismo na Serra Catarinense, “na pequena e aconchegante Urupema, capital estadual da truta”.

– Por que no mês de abril?

– É tempo de chegada do papagaio-charão, espécie em extinção, ave migratória que vem dos campos platinos e gaúchos em busca de alimento e acasalamento. Tornou-se um ritual. Quando as araucárias estão prontas para oferecer-lhe a dádiva maior – o pinhão -, os moradores da cidade já escutam a algazarra dos bandos. Segundo pesquisa, 22.000 aves ali se hospedam de abril a agosto. Também no mês de abril é época da colheita da maçã, goiaba serrana e da nativa erva-mate das florestas de araucárias.

Muito a ver e aprender

A cidade, em região considerada uma das mais frias do país, oferece uma série de atrativos.

O visitante pode se debruçar sobre a murada da ponte em pleno centro da cidade e, nas águas límpidas do rio que vem da cascata que congela, ver a truta arco-íris.

Mais: conhecer o Morro das Torres (1.750 m de altitude) e, dali, ter uma visão panorâmica da região. Os costumes da lida campeira, torneios de laço, tropeadas, festivais e bailes gauchescos, o projeto Medicamentos Fitoterápicos da Saúde Municipal, o Centro de Tradição Gaúcha Nordeste de Urupema, corais, os orgânicos do Berçário das Araucárias, além da hospitalidade dessa gente serrana são motivos mais do que suficientes para a realização do Encontro Nacional Tropeirismo na Serra Catarinense.

Há que se destacar, também, a marcante presença do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema -, que oferece uma grade de cursos profissionalizantes e, a partir de 2015, o curso superior de enologia. Urupema teve como nome inicial Povoamento de Santana – uma das santas protetoras dos tropeiros.

Já o papagaio-da-serra, papagaio-charão ou simplesmente charão, é um papagaio que circula do estado de São Paulo ao norte da Argentina, em regiões onde existe o Pinheiro do Paraná, de cujas sementes se alimenta.

Portanto, todos convidados.

ENQUANTO ISSO…

17 de novembro

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]