• Carregando...
Lendo e aprendendo
| Foto:

Um vasto leque de comemorações marca o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro. A primeira cerimônia, dia 1º, foi na Fortaleza de São João, na Urca, Zona Sul, local onde a cidade foi fundada, em 1565.

Mas, a propósito do Rio de Janeiro, professor Afronsius, lendo a edição deste mês da Revista de História da Biblioteca Nacional, a sua – e a nossa – RHBN, confirmou o que já sabia. Ria de Janeiro?

“É pouco provável que os experientes navegadores europeus que avistaram pela primeira vez a baía de Guanabara, no início do século XVI, a tenham confundido com a foz de um rio. Pouquíssimo provável, portanto, que tenham batizado o lugar de Rio de Janeiro. Existe uma hipótese de que o nome escolhiddo foi Ria de Janeiro. Ria, não o verbo, mas substantivo: identificado em documento portuguêsde 1416, também significa, segundo o Houaiss, ‘braço de mar’, que geralmente se presta à navegação”.

E assim, o termo náutico, pouco popular, “pode ter se transformado no seu congênere de mais fácil assimilação pelos escrivães”.

– Houaiss? – Beronha quis saber de quem se tratava.

– Antônio Houaiss, professor, diplomata, filólogo, lexicógrafo. Tão bom que virou nome de dicionário. O Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

ENQUANTO ISSO…

5 março (1)

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]